bem-vindo! Recife,
CREFONO 4 realiza reunião com fonoaudiólogas da Sec de Educação


Após duas reuniões sem sucesso com a Gerência de Educação Especial da Secretaria de Educação de Pernambuco, o CREFONO 4 junto com um grupo de fonoaudiólogos lotados na  Secretaria de Educação de Pernambuco criou um Grupo de Trabalho (GT) para, a princípio, elaborar um documento explicando as atribuições legais dos fonoaudiólogos pernambucanos lotados na Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco.

Na última semana, na sede desta Jurisdição, no Recife/PE, 13 fonoaudiólogas participaram de uma reunião com a presidente do CREFONO 4, fga. Ana Cristina Montenegro, e a fiscal Oilda Silva. O objetivo do encontro foi debater as distorções das atribuições fonoaudiológicas nesses serviços, além de conhecer as experiências de cada profissional.

"O encontro foi bastante proveitoso e enriquecedor. Ouvimos as queixas de cada uma delas. O principal problema diagnosticado é a falta de entendimento da competência do fonoaudiólogo educacional nesses setores/departamentos. Infelizmente, a nomeclatura do cargo, Técnico Educacional-Fonoaudiólogo impede os profissionais de exercerem as atividades próprias da Fonoaudiologia", resumiu a presidente do CREFONO 4.

Por conta dessa nomenclatura no cargo, a remuneração salarial em alguns casos é incompatível com a função, visto que os vencimentos mensais terminam sendo menor do que os profissionais do nível médio. Outro impasse é em relação ao impedimento para participarem das capacitações. "Todos esses problemas terminam provocando um desgaste financeiro e emocional muito grande para categoria. Aqueles que adquirem outro vínculo empregatício tem que provar constantemente que também são profissionais da saúde e podem acumular mais de um vínculo publico", explicou a fiscal Oilda Silva.

Algumas que conseguem realizar atividades na área, estão na Assistência à Educação Especial e o outro grupo vinculado aos Núcleos de Atenção ao Servidor, que deveriam atuar na promoção da saúde vocal dos educadores, realizam atividades alheias ao cargo.

As fonoaudiólogas presentes são vinculadas a oito Gerências Regionais de Educação - GRE-Agreste (Caruaru), GRE-Metro Sul (Recife), GRE-Metro Norte (Recife), GRE-Mata Centro (Vitória de Santo Antão), GRE-Recife Norte, GRE-Médio São Francisco (Petrolina), GRE-Vale do Capibaribe (Limoeiro), GRE-Litoral Sul (Barreiros) e GRE-Mata Norte (Nazaré da Mata).

PROVIDÊNCIA
Após a reunião, todos acordaram na criação de um GT, formado por quatro fonoaudiólogas, com o intuito de elaborar um documento explicando as atribuições do Fonoaudiólogo Educacional.  Depois de pronto, o documento será entregue ao secretário de Educação, às Gerências, ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Pernambuco (Sintepe) e ao Ministério Público. O grupo também pretende solicitar a alteração da nomenclatura de Técnicos para Analista Educacional.

"O encontro foi importante porque cada uma de nós fomos ouvidas. Nosso objetivo é esclarecer junto a Secretaria de Educação como deve ser a nossa atuação de forma legal. Queremos contribuir como profissionais de Fonoaudiologia e realizar atividades na nossa área técnica", resumiu a fga da GRE Metro Sul Sandrelli Miranda.

 "Vamos pleitear cursos de capacitação, participação nas formações dos professores/gestores,  implantação do Programa Saúde Vocal em toda rede Estadual, além de elaborar propostas para o acordo coletivo dos trabalhadores da educação a fim de enviarmos ao Sintepe", finalizou Ana Cristina Montenegro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CREFONO 4


Últimas notícias

Conselho Regional de Fonoaudiologia - 4ª Região

Endereço: Av. Visconde de Suassuna, nº 865, Sala 203 - Santo Amaro, Recife/PE, CEP: 50050-540
Sede: (81) 3416-2801 (Registro), 3416-2802 (Registro Empresa), 3416-2803 (Tesouraria), 3416-2804 (Tesouraria), 3416-2805 (Fiscalização) e 3416-2808 (Coordenação)
Delegacia Salvador/BA: (71) 3036-5458
Fax: (81) 3221-2211
E-mail: crefono4@crefono4.org.br / Site: www.crefono4.org.br