bem-vindo! Recife,
Fonoaudiologia deve defender a saúde através de políticas de estado


A sala Ciência e Profissão iniciou os trabalhos do terceiro dia do evento com o debate sobre a Fonoaudiologia e o Controle Social. Todas as falas foram unânimes na defesa da soberania do Sistema Único de Saúde de forma universal e integral. A moderadora Sandra Murat (CRFa 2ª Região), deu o tom logo no início das apresentações ao dizer que o todos os profissionais de saúde devem lutar por políticas de Estado e não de governo.

Segundo Murat, os interesses pessoais e profissionais não devem se sobrepor à defesa da saúde do cidadão. Nesse sentido, a fala da fonoaudióloga Denise Torreão que representou o Conselho Nacional de Saúde (CNS) no debate, orientou a plateia a buscar seus espaços nos Conselhos de Saúde dentro das três esferas - municipal, estadual e federal.

Conforme a palestrante explica, não é preciso ser profissional de saúde para acompanhar as decisões dos conselhos, pois existem segmentos de cidadãos e usuários também. "A participação social é uma garantia constitucional assegurada a todos aqueles que tenham a iniciativa", alerta a conselheira nacional ao se referir ao art. 198 da Constituição Federal.

Em âmbito estadual, a fonoaudióloga Rosangela Mendonça (CRFa 1ª Região), compartilhou um pouco de sua vivência no estado do Rio Janeiro e reforçou a necessidade de busca de políticas permanentes para a saúde. A palestrante disponibilizou àqueles que acompanharam o debate a cartilha organizada pelo Sistema de Conselhos ''Contribuições da Fonoaudiologia para o avanço do SUS''. "Todos devem ter esse material em mãos, compartilhar com gestores de saúde e alunos em formação", divulgou.

Para relatar suas experiências ao ocupar a cadeira de conselheira municipal de saúde, na cidade de Recife (PE), a fonoaudióloga Ana Cristina Montenegro mostrou alguns caminhos de cobrança e acompanhamento das decisões, destino e aplicação das verbas em saúde. Ao final das apresentações estudantes e profissionais compartilharam a realidade dos mais diferentes estados brasileiros no tocante à participação dos fonoaudiólogos nos conselhos de saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CFFa


Últimas notícias

 

Enquete
Você possui banco de dados digital atualizado referente a seus pacientes?
 Sim
 Não, pois armazeno dados impressos
 Não, possuo banco digital, mas não em constante atualização
 Não armazeno os dados de meus pacientes

 

Newslleter
Cadastre-se abaixo:
Conselho Regional de Fonoaudiologia - 4ª Região

Endereço: Av. Visconde de Suassuna, nº 865, Sala 203 - Santo Amaro, Recife/PE, CEP: 50050-540
Sede: (81) 3416-2801 (Registro), 3416-2802 (Registro Empresa), 3416-2803 (Tesouraria), 3416-2804 (Tesouraria), 3416-2805 (Fiscalização) e 3416-2808 (Coordenação)
Delegacia Salvador/BA: (71) 3036-5458
Fax: (81) 3221-2211
E-mail: crefono4@crefono4.org.br / Site: www.crefono4.org.br