Departamento de Fonoaudiologia da UFPE e UFPB realizam ação para alertar trauma de face


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

 

Os departamentos de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Paraíba (UFPB) decidiram se unir para uma boa causa: alertar a população do Recife/PE e de João Pessoa/PB sobre os cuidados e tratamentos nos traumas de face. Juntas, as duas instituições de ensino superior vão promover a primeira edição da campanha “Fonoaudiologia no Trânsito: Sinal Vermelho para o Trauma de Face” nos próximos dias 25, 26 e 27 de agosto.

Acidente de trânsito é uma das principais causas dos traumas faciais e pode trazer prejuízos estético-funcionais definitivos às vítimas. Alterações na comunicação e alimentação são algumas das possíveis sequelas e por isso esse contexto se tornou um campo de preocupação da Fonoaudiologia.

Nessa perspectiva, a campanha espera sensibilizar os participantes quanto às consequências devastadoras do trauma de face, estimulando sua prevenção, além de divulgar a Fonoaudiologia como uma das modalidades na reabilitação miofuncional oral para paciente vítima de trauma de face.

A abertura oficial da campanha será no dia 25 de agosto, a partir das 14h, no Auditório de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da UFPB. Na sequência, haverá uma mesa redonda sobre Cuidados e Tratamentos nos Traumas de Face, sob a coordenação da Profª Luciane Spinelli de Figueirêdo Pessoa. O evento científico contará com a participação do buco-maxilo-facial Profº Pedro Everton Goes, que falará dos “Traumatismos Maxilofaciais associados a acidentes de Trânsito”; e do fonoaudiólogo Prof. Giorvan Ânderson dos Santos Alves, que abordará o tema “Intervenções Fonoaudiológicas nos Traumas de Face”.

Na sexta-feira (26), a ação será de orientações à população, triagens e encaminhamentos fonoaudiológicos, realizada por discentes e docentes do Curso de Fonoaudiologia da UFPB, no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, das 8h às 16h.

O encerramento da campanha será no sábado (27), na orla de Boa Viagem, no Recife. Durante toda a manhã, fonoaudiólogos, odontólogos e estudantes de graduação em Fonoaudiologia e Odontologia da UFPE, orientarão a população sobre os comprometimentos fonoaudiológicos decorrentes dos traumas de face oriundos de acidentes de trânsito.

Na ocasião, serão distribuídos folders educativos e aplicação de questionários com o intuito de investigar o conhecimento da população sobre a temática. A atividade será coordenada pela Profa. Luciana Studart e tem como objetivo principal informar sobre os problemas relacionados à Motricidade Orofacial decorrentes de traumatismos na face.

A ação das duas universidades é promovida pelos professores de Fonoaudiologia da área de Motricidade Orofacial.

« Voltar