Dez anos sem Fábio Lessa


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Há dez anos, a Fonoaudiologia pernambucana perdia um importante incentivador da área – Professor Fábio Lessa. Incansável na defesa e valorização da Fonoaudiologia, tinha característica empreendedora e é considerado até os dias atuais um dos grandes responsáveis pelo reconhecimento da Fonoaudiologia do Nordeste no Brasil.

“Fábio foi um profissional com uma grande visão de futuro. Ele foi um dos pioneiros a desbravar os caminhos da Fonoaudiologia na Saúde Coletiva sendo inspiração para uma geração de profissionais, além de ter sido um grande amigo. Foi muito bom ter convivido com ele”, destacou a conselheira do CREFONO 4, Bianca Queiroga.

No âmbito do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região, Fábio Lessa também teve uma grande importância. Durante o seu colegiado no Conselho, Lessa coordenou um levantamento de todos os fonoaudiólogos com especialidade da nossa região. Outro grande feito durante sua passagem pelo CREFONO 4 está no envio de ofícios para quase todas as secretarias municipais e estaduais de Saúde dos estados da jurisdição destacando a importância da presença de um fonoaudiólogo na saúde pública. “Ele foi um conselheiro diferenciado e sempre esteve disponível para a Fonoaudiologia”, relembrou Maria José dos Santos, coordenadora administrativa do CREFONO 4, que trabalhou diretamente com Fábio Lessa durante o 3º Colegiado.

Considerado um visionário, Fábio Lessa sempre priorizou a formação da Fonoaudiologia no SUS e para o SUS. Por conta de toda essa paixão pela Fonoaudiologia terminou sendo o grande mentor para a trajetória profissional de uma legião de fonoaudiólogos. Duas de suas alunas, hoje professoras da UFPE, creditam a ele o amor que têm pela profissão. “Sinto-me privilegiada por ter sido sua aluna e orientanda. Sua memória permanece viva até hoje e é perpetuada a cada ação fonoaudiológica na Saúde Coletiva”, destacou Vanessa Lima. “Muito do que construí profissionalmente teve as contribuições dele e seus incentivos. Hoje é dia de saudade e da certeza que ele deixou valiosas contribuições para a nossa profissão. Eu tive o privilégio de ser apresentada à saúde coletiva e suas interfaces com a Fonoaudiologia através dele e de suas experiências durante a graduação”, complementou Mirela Rodrigues.

O fonoaudiólogo e diretor científico da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), Hilton Justino, destacou a atuação de Fábio Lessa durante sua representação na SBFa como diretor secretário e vice-presidente em duas gestões. “Enquanto esteve na Sociedade, professor Fábio Lessa auxiliou a inserção de nossa atuação nessa entidade de classe. A abertura proporcionada pela sua atuação nos levou ao entusiasmo para divulgação de nossas pesquisas em todo o país. O Profº Fábio Lessa representa um marco na Fonoaudiologia do Nordeste”, recordou Hilton.

Nós que fazemos o Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região agradecemos a Fábio Lessa por toda sua contribuição, dedicação ao trabalho e incentivo à formação profissional da Fonoaudiologia. Nosso muito obrigado a uma das figuras que mais amou a Fonoaudiologia.

Foto: Fábio Lessa com a primeira turma de Fonoaudiologia da UFPE

« Voltar