Salvador inaugura Centro de Atenção às Pessoas com Autismo


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Salvador é a primeira cidade brasileira a receber o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA), inaugurado na última segunda-feira (28). Localizado no Campo Grande, o espaço vai atender cerca de 200 pacientes por mês e ainda funcionará como um espaço para capacitação de profissionais voltados ao atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista em toda a Bahia.

Para a fonoaudióloga e coordenadora do Centro de Referência, Tatiane Chagas, o que será realizado no Centro é o que há de melhor para o desenvolvimento das crianças e jovens autistas. “Hoje já é comprovado que a melhor opção para o tratamento do autismo é trabalhar com uma abordagem interdisciplinar. Aqui a equipe está coesa”, destacou Tatiane Chagas.

Com a gestão sob responsabilidade da Liga “Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil”, por meio de contrato com a Sesab, uma equipe de assistentes sociais, educador físico, enfermeiro, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, musicoterapeuta, nutricionista, pedagogo, psicólogos e terapeutas ocupacionais vai atender aos pacientes e realizar cerca de quatro mil procedimentos por mês. Tudo isso com o objetivo de promover o desenvolvimento e a inclusão social dos autistas, além de esclarecer dúvidas para a família.

O cadastramento e marcação para as pessoas que desejarem ter acesso ao serviço, que é gratuito, será via telefone (71) 3336-6147, diariamente, das 8h às 12h. Já o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. É preciso apresentar certidão de nascimento ou documento de identidade, comprovante de residência, cartão SUS e documento de identidade do responsável.

Foto: Manu Dias/GOVBA)

« Voltar