Movimento comemora Dia Internacional com campanha: Sindrome de Down tem Diretriz


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Movimento Down, entidade que surgiu para reunir conteúdos e iniciativas que colaborem para o desenvolvimento das potencialidades que contribuam para a inclusão de indivíduos com síndrome de Down e deficiência intelectual em todos os espaços da sociedade, comemora nesta terça-feira (21 de março), o Dia Internacional da Conscientização da Síndrome de Down (SD). Este ano, o tema da campanha será “Sindrome de Down tem Diretriz” e o mote será esclarecer e divulgar a Diretriz Nacional de Saúde para os portadores da alteração cromossômica, elaborado pelo Ministério da Saúde.

O documento estabelece um cronograma de acompanhamentos do portador desde o diagnóstico até a terceira idade e oferece orientações às equipes multiprofissionais para o cuidado à saúde da pessoa com síndrome de Down, nos diferentes pontos de atenção da rede de serviço ao longo do seu ciclo vital.

Estudos já apontam que o público com Down apresenta chances aumentadas para algumas patologias. Algumas das mais comuns são: a perda auditiva, percebida em 75% desse público, e a otite de repetição, que ocorre entre 50% a 70%. São pessoas mais sensíveis também a alterações de visão e do sistema cardiovascular.

Baixe aqui a Cartilha Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down

« Voltar