Conselheira do Crefono 4 participa de debate na Assembleia Legislativa de Pernambuco


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Foto: João Bita

A Conselheira Tesoureira do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4° Região (Crefono 4), Bianca Queiroga,  participou, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na última quarta-feira (17 de maio), de um debate sobre o diagnóstico precoce de crianças com alterações neurológicas.

Organizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, o encontro foi mediado pela deputada Terezinha Nunes (PSDB). Na avaliação da parlamentar, o Estado tem progredido quando se trata do diagnóstico precoce desses pacientes, mas é preciso mais. “A Prefeitura do Recife está fazendo um esforço para ajudar, por meio dos profissionais de saúde, das maternidades, mas o processo ainda está muito lento”, explicou em entrevista ao site da Alepe.

Para isso, a parlamentar revelou, ainda em entrevista à Alepe, que o grupo pretende criar um “documento-diagnóstico” que seja encaminhado ao Governo de Pernambuco. “Sabemos que essas pessoas precisam ser diagnosticadas, de preferência, assim que nascem, porque cada dia perdido resultará num atraso maior em seu desenvolvimento”, complementou Terezinha.

Além do Crefono 4, a reunião contou com a participação do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco,  Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Ministério Público de Pernambuco (MPPE), os deputados Roberta Arraes (PSB) e Paulinho Tomé (PT) e demais entidades de saúde do Estado.

« Voltar