Conselheira do Crefono 4 participa do lançamento do livro Saber Alagoas


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

A conselheira do Crefono 4 em Alagoas, Gabriela Sóstenes, participou, nesta quinta-feira (10 de agosto), do lançamento do livro Saber Alagoas vol. 2. A cerimônia aconteceu no Auditório da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. No exemplar, Gabriela Sóstenes, Silmara Gabriela, também fonoaudióloga, e a estudante de Jornalismo Gabriela Acioli, foram autoras do capítulo dedicado à Fonoaudiologia e Telejornalismo.

A iniciativa  surgiu por meio do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Silmara Gabriela, realizado ano passado, que abordou a temática. Para o livro, as autoras entrevistaram 139 alagoanos, residentes na cidade de Maceió/AL, escolhidos aleatoriamente, em locais silenciosos, para ouvirem cinco vozes de telejornalistas que fizeram aperfeiçoamento da comunicação com fonoaudiólogo. Os entrevistados escutaram duas gravações  separadas (voz1 e voz2), uma pré e outra pós-fonoterapia. Ao final, os participantes afirmaram que preferiram escutar a voz pós atuação fonoaudiológica.

“Os 139 participantes foram escolhidos totalmente de forma aleatória, não podia ser ninguém que tivesse conhecimento sobre voz, como fonoaudiólogo, cantor, músico. Com a pesquisa, chegamos a conclusão que a atuação fonoaudiológica  é bastante benéfica para os profissionais da comunicação, do telejornalismo”, relatou a conselheira.

« Voltar