16/08/2017 00h 00 Notícia

Crefono 4 inaugura Canal Voz da COF

Espaço será reservado para publicações sobre o exercício da Fonoaudiologia.
Por: COF

Estamos lançando, no site do CREFONO 4, um espaço permanente chamado VOZ DA COF, cujo objetivo é publicar periodicamente orientações e atualizações sobre o exercício da Fonoaudiologia.

No mês de agosto está marcado o lançamento da 1ª Campanha de Orientação e Fiscalização do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia a ser implementada pela Comissão de Orientação e Fiscalização - COF, cujo tema é Parâmetros Assistenciais em Fonoaudiologia. As informações  estão respaldadas na Resolução nº 488/16 que dispõe sobre o número de fonoaudiólogos necessários aos serviços e a quantidade de procedimentos realizados com base numa jornada de trabalho de 06 (seis) horas diárias.


O Crefono4 está prestando orientações nos hospitais do Recife e Região Metropolitana, bem como em Salvador. Os demais estados que compõem este Regional serão contemplados nos próximos meses.

Os Parâmetros Assistenciais levam em consideração as diversas faixas etárias: neonatal, infantil, adulto e idoso e as especificidades dos espaços de trabalho: âmbito ambulatorial, hospitalar e domiciliar.  São propostos a partir das seguintes atividades: 1. consulta, 2. avaliação/exames; 3. terapia/sessão; 4. atividades voltadas à promoção de saúde e 5. implante coclear.

1.Consulta:
No âmbito ambulatorial, o dimensionamento estipula até 8 clientes/6h para anamnese e avaliação; no caso de seleção, indicação e adaptação de AASI,  até 12 clientes.

No âmbito hospitalar e domiciliar, os dimensionamentos variam conforme a faixa etária do cliente.

2. Avaliação / exames:

Os dimensionamentos quanto ao tempo de atendimento variam em função das áreas de atuação (Linguagem, Motricidade Orofacial, Voz e Audiologia).

3. Terapia/Sessão:

No âmbito ambulatorial, o dimensionamento varia conforme os tipos de atendimento, individual, grupo e oficina terapêutica.No âmbito hospitalar e domiciliar varia quanto à faixa etária.

 4. Atividades voltadas à Promoção de Saúde: 04 grupos/ 6h com até 8 clientes.

 5. Implante Coclear:

Varia conforme o tipo de procedimento, a modalidade unilateral e bilateral, bem como a faixa etária.

Caberá ao fonoaudiólogo decidir a respeito da flexibilidade nos parâmetros assistenciais, em função das condições específicas de cada caso, visando assegurar a qualidade e a humanização da assistência prestada, e não para obter vantagens ou cumprir metas de produtividade.

 

>> Últimas Notícias

Parceiros
anterior
próximos
Copyrigth @ 2013 Conselho Regional de Fonaudiologia - 4º Região
Agita Comunicação