Crefono 4 inaugura Canal Voz da COF


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Estamos lançando, no site do CREFONO 4, um espaço permanente chamado VOZ DA COF, cujo objetivo é publicar periodicamente orientações e atualizações sobre o exercício da Fonoaudiologia.

No mês de agosto está marcado o lançamento da 1ª Campanha de Orientação e Fiscalização do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia a ser implementada pela Comissão de Orientação e Fiscalização – COF, cujo tema é Parâmetros Assistenciais em Fonoaudiologia. As informações  estão respaldadas na Resolução nº 488/16 que dispõe sobre o número de fonoaudiólogos necessários aos serviços e a quantidade de procedimentos realizados com base numa jornada de trabalho de 06 (seis) horas diárias.

O Crefono4 está prestando orientações nos hospitais do Recife e Região Metropolitana, bem como em Salvador. Os demais estados que compõem este Regional serão contemplados nos próximos meses.

Os Parâmetros Assistenciais levam em consideração as diversas faixas etárias: neonatal, infantil, adulto e idoso e as especificidades dos espaços de trabalho: âmbito ambulatorial, hospitalar e domiciliar.  São propostos a partir das seguintes atividades: 1. consulta, 2. avaliação/exames; 3. terapia/sessão; 4. atividades voltadas à promoção de saúde e 5. implante coclear.

1.Consulta:
No âmbito ambulatorial, o dimensionamento estipula até 8 clientes/6h para anamnese e avaliação; no caso de seleção, indicação e adaptação de AASI,  até 12 clientes.

No âmbito hospitalar e domiciliar, os dimensionamentos variam conforme a faixa etária do cliente.

2. Avaliação / exames:

Os dimensionamentos quanto ao tempo de atendimento variam em função das áreas de atuação (Linguagem, Motricidade Orofacial, Voz e Audiologia).

3. Terapia/Sessão:

No âmbito ambulatorial, o dimensionamento varia conforme os tipos de atendimento, individual, grupo e oficina terapêutica.No âmbito hospitalar e domiciliar varia quanto à faixa etária.

 4. Atividades voltadas à Promoção de Saúde: 04 grupos/ 6h com até 8 clientes.

 5. Implante Coclear:

Varia conforme o tipo de procedimento, a modalidade unilateral e bilateral, bem como a faixa etária.

Caberá ao fonoaudiólogo decidir a respeito da flexibilidade nos parâmetros assistenciais, em função das condições específicas de cada caso, visando assegurar a qualidade e a humanização da assistência prestada, e não para obter vantagens ou cumprir metas de produtividade.

 

« Voltar