Pelo 5º ano consecutivo, Liga da Voz de PE conquista título de melhor campanha do Brasil


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Representantes da Campanha da Voz

A Liga de Atenção à Saúde Vocal da Região Metropolitana de Recife/PE conquistou, pelo quinto ano consecutivo, o primeiro lugar na Campanha da Voz do Brasil, promovida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. O anuncio deste ano foi feito nesta sexta-feira (15), durante o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, realizado em Salvador.

O grupo da Liga da Voz é composto por Jonia Alves Lucena, Patrícia Balata, Ana Nery Araújo, Sandra Maria Alencastro, Carol Paes, Sandra Crespo, Ana Sulamita Ubirajane Oliveira, Maria da Conceição Silveira, Ana Araújo, Roberta Borba e Daniela Vasconcelos.

Este ano, o Plantão da Voz – serviço de avaliação vocal, orientações e encaminhamentos para realizações de vídeoslaringoscopias – foi realizado na Estação Central de Metrô no Recife e contou com mais de 500 atendimentos. O objetivo do Plantão da Voz foi disseminar a importância dos cuidados com a voz em todas as fases da vida, do recém-nascido ao idoso, trabalhando fortemente na orientação e prevenção de doenças vocais e nos cuidados específicos em cada fase da vida.

Os casos mais graves foram encaminhados para realização gratuita de videolaringoscopia no IMIP, Hospital do Câncer, Hospital das Clínicas e Hospital Agamenon Magalhães. A Liga de Voz forneceu ao público presente, além de materiais gráficos com orientações sobre cuidados com a voz, água mineral e maçã.

OFICINAS
Fonoaudiólogos especializados em voz ministraram, dia 8 de abril, oficinas para profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, a exemplo de professores, atores, cantores, locutores e jornalistas. A atividade foi realizada no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Nas oficinas, foram abordados temas como relaxamento e respiração, postura corporal, articulação, projeção da voz,  entonação, além de questões relativas ao uso da voz com enfoque nas particularidades de cada profissão.

ORATÓRIA
Outra ação que marcou o Dia Mundial da Voz em Pernambuco foi a palestra “O desafio de falar em público”, com o professor de oratória Abelardo Borba. A ação foi realizada na Universidade Católica de Pernambuco no dia 18 de abril. Durante o bate papo, o palestrante abordou algumas informações fundamentais para quem desejar aprimorar a arte de falar em público.

PARCEIROS
A Liga da Voz contou com o apoio do Conselho Regional de Fonoaudiologia, da Sociedade Pernambucana de Otorrinolaringologia, dos departamentos de Fonoaudiologia da UFPE, Unicap e Funeso, do Hospital das Clínicas, Hospital dos Servidores do Estado, Hospital do Câncer de Pernambuco, IMIP, Hospital Agamenon Magalhães, além da Ceasa, Compesa, Água Mineral Santa Joana, CBTU e Prefeitura da Cidade do Recife.

« Voltar