Crefono 4 comemora 20 anos


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (Crefono 4) celebrou 20 anos de existência. Instalado em 22 de agosto de 1997, por meio da Resolução CFFa nº 197, o Crefono 4 funcionou inicialmente com uma junta administrativa composta por oito fonoaudiólogos. Em 03 de dezembro daquele mesmo ano, foi eleito o 1° Colegiado para o triênio 1998-2000. Tomou posse em 31 de março de 1998 e foi presidido pela fonoaudióloga pernambucana Maroli Barreto Carvalho, que até então carregava na bagagem uma experiência de duas gestões como conselheira do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa).

“Recebi o convite para presidir o Crefono 4 com muita felicidade. Para minha surpresa, o CFFa definiu Recife como sede. Naquela época, a principal dificuldade encontrada pelos fonoaudiólogos do Nordeste era o acesso ao Conselho Federal em Brasília. Passados 20 anos, hoje, o sentimento é de alegria e dever cumprido”, resumiu Maroli.

A atual presidente, Juliana Fraga e a primeira presidente, Maroli Barreto

Em 13 de maio de 2006, a 4ª Região foi desmembrada, ficando sua jurisdição restrita a Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. Os estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte passaram a fazer parte do Crefono 8, hoje presidido pelo fonoaudiólogo Charleston Palmeira.

“Sentíamos dificuldade para governar os nove estados do Nordeste. O desmembramento do Rio Grande do Norte até o Maranhão era necessário até por questões de logísticas. Passávamos o dia todo para chegar a esses estados e fiscalizar. Hoje temos o Crefono 8”, detalhou Maroli Barreto.

Ex-Presidentes do Crefono 4

Diante da grande quantidade de fonoaudiólogos registrados em Salvador, na Bahia, o Crefono 4 ganhou, em 30 de março de 2012, a sua primeira Delegacia. Com a instalação, o principal benefício para os profissionais baianos está sendo a agilidade dos serviços prestados pelo Conselho. “Nenhum fonoaudiólogo da Bahia precisa mais enviar documentos para a nossa sede, no Recife. A partir de agora, todos os serviços relativos à documentação, inscrição e boletos estão sendo realizados na Delegacia”, explicou a coordenadora administrativa do CREFONO 4, Maria José.

Para celebrar as duas décadas do Órgão, além dos cinco anos da Delegacia em Salvador, o atual colegiado, presidido pela fonoaudióloga Juliana de Arruda Fraga Correia, inaugurou, na última Sessão Plenária Ordinária, realizada em dezembro de 2017, a Galeria de Presidentes, homenageando todas que passaram pelo Conselho e contribuíram para o desenvolvimento da Fonoaudiologia no Nordeste. Uma solenidade também marcou as comemorações dos 20 anos do Crefono 4.

“O tempo é valioso para construir grandes vínculos. É por isso que o Crefono 4 é grato a todos os colegiados que direta e indiretamente dedicaram um pouco do tempo em prol do fortalecimento da Fonoaudiologia da nossa região. Sinto-me honrada em fazer parte dessa história”, finalizou a atual presidente do Crefono 4, Juliana Fraga, que em seu discurso também agradeceu a cada um dos funcionários do Regional.

« Voltar