Crefono 4 promove Diálogo Aberto com o Fonoaudiólogo


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

 


Evento no Recife

As cidades de Recife e Salvador receberam,  respectivamente, no último dia 15 e 17 de janeiro de 2018, o Diálogo Aberto com o Fonoaudiólogo, encontro promovido pelo Crefono 4. A ação teve como objetivo apresentar o trabalho realizado pelo atual colegiado da 4ª Região e discutir propostas de atuação para o ano de 2018, além de esclarecer as dúvidas mais recorrentes entre os profissionais da classe, como o papel do Conselho, anuidade, fiscalização e eleições 2018.

“Percebemos que alguns fonoaudiólogos não tinham um conhecimento técnico das funções e atribuições de um Conselho Regional. Por isso, nosso colegiado que tem como nome ‘Diálogo Aberto’ decidiu realizar um evento para explicar o funcionamento do Crefono 4. O que fazemos? Como destinamos as verbas oriundas do pagamento das anuidades? Como participamos de audiências, fóruns, conselhos de saúde e educação?, pontuou a presidente Juliana Fraga, durante o evento no Recife.

Evento na Bahia

Na Bahia, a fonoaudióloga Kellimila Santana Silva Sodré argumentou que a participação dos profissionais de Fonoaudiologia em eventos como esse é imprescindível e importante. “Às vezes é muito cômodo e irresponsável ficar de longe criticando o Conselho com base em achismos. A gente tem que participar, para tentarmos fortalecer a categoria e cobrar com mais propriedade”, disse.

Até mesmo os futuros fonoaudiólogos marcaram presença. A estudante de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco, Ana Elizabeth dos Santos, confirmou a sua inscrição assim que leu a notícia nas redes sociais do Crefono 4. Seu objetivo? Aprender um pouco mais das atribuições do Conselho. “Mesmo de férias, fiz questão de vim e convidar meus amigos de turma”, disse.

Apesar do pouco engajamento de fonoaudiólogos no evento, a vice-presidente do Crefono 4, Silvia Benevides, destacou o evento como bastante proveitoso, pois esclareceu aos participantes as principais atribuições do Conselho e um resumo das ações realizadas ao longo de 2017. “Na hora que falamos as responsabilidades do Crefono 4, eu senti muita surpresa por parte dos fonoaudiólogos por não saberem das atribuições do Conselho”, relatou a vice-presidente, que reside na Bahia.

No Recife, além da Diretoria – Juliana de Arruda Fraga Correia (Conselheira Presidente), Bianca Arruda Manchester de Queiroga (Conselheira Tesoureira) e Jonia Alves Lucena (Conselheira Secretária). Também marcaram presença os conselheiros da Paraíba, Lavinia Wanderleyt Brandão e Wagner Teobaldo, e a presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do Crefono 4, Cláudia Rejane Lemos Silva.

Em Salvador, a roda de conversas realizada na Sede da Delegacia foi comandada pela vice-presidente, Silvia Damasceno Benevides, e pelos demais conselheiros do Crefono 4 no estado, Lia Bernadeth Araújo de Oliveira, Daniel de Carvalho Vaz e Nilma Lima dos Santos. A fiscal Pétala Maria Galvão dos Santos e a Coordenadora Administrativa da Delegacia, Juliana Karla Araújo Martins, também representaram o Regional no evento.

DEMAIS ESTADOS
A intenção do 7º Colegiado do Crefono 4 é realizar esse mesmo evento nos três outros estados da nossa Jurisdição – Paraíba, Alagoas e Sergipe. O próximo será na Paraíba, na Universidade Federal daquele estado, no dia 05 de abril de 2018.

« Voltar