Bahia: Crefono 4 participa de reunião contra cursos de saúde EAD


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

A vice-presidente do Crefono 4, Silvia Benevides, participou, na última semana, de uma reunião que discutiu o Ensino a Distância (EAD) nas áreas de saúde. Realizado na sede do Conselho Regional de Nutrição da 5ª Região (CRN-5), na Bahia, o encontrou contou, além do Crefono 4, com a presença dos conselheiros e assessores jurídicos dos conselhos regionais de Nutrição, Farmácia, Medicina Veterinária, Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Juntos, os representantes de saúde pretendem criar estratégias contrárias ao ensino EAD nesse segmento, defendendo a formação de excelência e o cumprimento da matriz curricular pelas instituições de ensino superior. “Nosso objetivo é realizar uma Ação Civil Pública em conjunto. Além disso, vamos procurar o Ministério Público para sabermos qual o seu posicionamento a esse respeito”, relatou Silvia. O grupo avalia a possibilidade de uma participação no Fórum Social Mundial, em março deste ano, na capital da Bahia.

“Estamos conscientes de que essa é uma luta dura e desigual. São empresas internacionais, com capital bilionário, aportando recursos aqui e fazendo um laboratório com nossos estudantes. Não podemos permitir isso. Devemos defender o ensino em saúde totalmente presencial em prol da sociedade”, afirmou a presidente do CRN-5, Amanda Ornelas.

O assunto vem sendo acompanhado pelo Crefono 4 de perto em reuniões e debates. O último deles foi em dezembro de 2017, quando a conselheira do Crefono 4, Nilma Lima dos Santos, concedeu entrevista à Rádio Excelsior da Bahia. Na conversa, que reuniu representantes de todos os conselhos de saúde da Bahia, os participantes abordaram a temática.

« Voltar