Confira a programação da Semana do Sono em PE e BA


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Com o slogan “Respeite seu sono e siga seu ritmo”, os especialistas da Associação Brasileira do Sono (ABS), em conjunto com as entidades coirmãs: Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS) e Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) irá promover de 12 a 18 de março a Semana do Sono, campanha de conscientização social sobre a importância do sono para a saúde e qualidade de vida. O evento é uma iniciativa cultural e educacional sem fins lucrativos.

O objetivo do evento é dialogar com profissionais da saúde, pesquisadores, educadores, políticos e toda a sociedade sobre a importância de conhecermos e respeitarmos a necessidade de sono individual e os ritmos biológicos (eventos cíclicos que ocorrem a cada 24 horas, como os comportamentos de dormir e acordar, o padrão alimentar e a liberação de alguns hormônios) em cada fase da vida.

Vale ressaltar que o estudo dos ritmos biológicos tem sido tema central na área do sono e, mais recentemente foi o destaque do prêmio Nobel de Medicina de 2017. Os estudiosos Jeffrey C. Hall; Michael Rosbash e Michael W. Young foram premiados por desvendarem os aspectos moleculares e genéticos dos ritmos biológicos.

Uma hora a mais

Durante a campanha, os especialistas da Associação Brasileira do Sono farão um alerta especial ao sono do jovem estudante. Foi publicado um manifesto sensibilizando órgãos públicos para que seja revisto o horário de entrada em sala de aula dos estudantes do período da manhã.

No documento, a Associação Brasileira de Sono propôs que o início das aulas para os estudantes do sétimo ao nono ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio (adolescentes entre 13 e 17) ocorra preferencialmente a partir das 8:30 para garantir um mínimo de quantidade e qualidade do sono e um bom processo aprendizagem.

“Nosso principal intuito será conscientizar pais e educadores sobre a importância de respeitar o ritmo e os relógios biológicos de cada indivíduo, especialmente na fase da adolescência, repleta de peculiaridades e mudanças. Nosso alerta, em especial, visará conscientizar o quão essencial é uma noite bem dormida para se obter um bom rendimento escolar”, ressalta a Dra. Andrea Bacelar, médica neurologista, presidente da Associação Brasileira do Sono.

Semana do Sono – Ações voltadas à população

Durante a semana (De 12 a 18 de março), os especialistas farão atendimento à população em aproximadamente 30 cidades brasileiras. Além do tira-dúvidas, serão distribuídos folhetos sobre distúrbios do sono e dicas de qualidade do sono e haverá totens e banners interativos para esclarecer às pessoas como respeitar o seu ritmo e obter uma melhor qualidade do sono.

Durante a campanha, os seguidores poderão acompanhar na plataforma da associação vídeos sobre apneia do sono, insônia, sono na infância e adolescência e privação do sono, gravados pelos especialistas da ABS.

Recife – PE

Em Recife, as ações acontecerão em diversos pontos da cidade, do dia 13 ao dia 18. Serão realizadas palestras, oficinas e orientações à população sobre diversos temas. Entre eles, o sono na adolescência, ronco e apneia do sono, exercício físico e sono e apneia obstrutiva do Sono . Clique aqui para conferir a programação completa.

Salvador – BA

Já em Salvador, a ação será realizada no dia 10 de março, a partir das 8h, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde. O evento também contará com palestras, orientações e entregas de materiais à população sobre temáticas como apneia obstrutiva do sono, métodos de avaliação e tratamento dos DRS e sono na adolescência. Clique aqui para conferir a programação completa. As ações, tanto em Recife quanto em Salvador, serão gratuitas e abertas ao público.

 

 

 

« Voltar