Boa Viagem recebe ação em comemoração ao Dia Nacional do Sono


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Foto: reprodução da internet

O 3º Jardim de Boa Viagem receberá, neste sábado (17 de março), a partir das 9h, uma ação voltada para comemorar o Dia Nacional do Sono. Além do tira-dúvidas, serão distribuídos folhetos sobre distúrbios do sono e dicas de qualidade do sono e haverá totens e banners interativos para esclarecer às pessoas como respeitar o seu ritmo e obter uma melhor qualidade do sono.

O objetivo do evento é dialogar com profissionais da saúde, pesquisadores, educadores, políticos e toda a sociedade sobre a importância de conhecermos e respeitarmos a necessidade de sono individual e os ritmos biológicos (eventos cíclicos que ocorrem a cada 24 horas, como os comportamentos de dormir e acordar, o padrão alimentar e a liberação de alguns hormônios) em cada fase da vida.

Com o slogan “Respeite seu sono e siga seu ritmo”, a campanha é promovida pela Associação Brasileira do Sono (ABS), em conjunto com as entidades coirmãs: Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS) e Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS). O evento é uma iniciativa cultural e educacional sem fins lucrativos.

Uma hora amais

Durante a campanha, os especialistas da Associação Brasileira do Sono farão um alerta especial ao sono do jovem estudante. Foi publicado um manifesto sensibilizando órgãos públicos para que seja revisto o horário de entrada em sala de aula dos estudantes do período da manhã.

No documento, a Associação Brasileira de Sono propôs que o início das aulas para os estudantes do sétimo ao nono ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio (adolescentes entre 13 e 17) ocorra preferencialmente a partir das 8:30 para garantir um mínimo de quantidade e qualidade do sono e um bom processo aprendizagem.

“Nosso principal intuito será conscientizar pais e educadores sobre a importância de respeitar o ritmo e os relógios biológicos de cada indivíduo, especialmente na fase da adolescência, repleta de peculiaridades e mudanças. Nosso alerta, em especial, visará conscientizar o quão essencial é uma noite bem dormida para se obter um bom rendimento escolar”, ressalta a Dra. Andrea Bacelar, médica neurologista, presidente da Associação Brasileira do Sono.

« Voltar