Crefono 4 promove evento sobre uso da CIF na prática


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

A fonoaudióloga Cristina Biz visitará os cinco estados da nossa Jurisdição para proferir uma palestra sobre a utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF). A palestra será baseada no livro “Implantando a CIF – o que acontece na prática” (Wak Editora) que a profissional, ao lado do fisioterapeuta Eduardo Santana Cordeiro, organizaram. O evento também marca o lançamento da obra no Nordeste, que estará a venda, durante os eventos, no valor de R$ 50,00. A ação é uma realização do Crefono 4, Crefito 1, Crefito 7 e SBFa.
 
O evento é de graça e aberto para profissionais e estudantes das áreas de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. As inscrições para cada estado podem ser realizadas aqui.
 
O objetivo do evento é apresentar para os profissionais da região o potencial da CIF como ferramenta estatística, pedagógica, de planejamento e de informação, como norteadora de políticas públicas e, fundamentalmente, como importante modelo de atenção e cuidado em saúde em uma perspectiva biopsicossocial.

CALENDÁRIO

SE
A primeira cidade a receber o evento será Aracaju/SE, próximo dia 26 de abril. O local ainda será confirmado. A fonoaudióloga Cristina Biz estará ao lado do Fisioterapeuta Jader Neto.

AL
Depois de Aracaju, a palestra sobre CIF chegará a Maceió/AL, dia 27 de abril, às 18h, Auditório do HDT – Hospital Helvio Auto.  A fonoaudióloga Cristina Biz estará ao lado da fisioterapeuta Clarissa Coltrim.

BA
Dia 10 de maio, a palestra de Cristina Biz chegará a Salvador. O evento será realizado no auditório da Unijorge

PB e PE
As cidades de João Pessoa/PB e Recife vão encerrar as palestras sobre CIF do Crefono 4 nos dias 03 e 04 de agosto na UFPB, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), e na Unicap, respectivamente.
 

 

CIF
“O modelo capitalista de desenvolvimento econômico e o modo de vida social contemporâneo têm proporcionado ao povo brasileiro processos de saúde e doença mais complexos, exigindo ferramentas que integrem os sistemas de informação em saúde e deste com outras aréas sociais de modo a favorecer a governança do SUS e do conjunto de políticas públicas intersetoriais que atendam às necessidades sociais de indivíduos e coletividades e aumentem a capacidade das instituições públicas e privadas de mudar seu paradigma de atuação: produzir saúde e não retroalimentar doenças. A CIF é uma ferramenta de padrão mundial que apresenta potencialidades para apoiar esta mudança de paradigma, podendo contribuir para o registro e a análise dos processos saúde e doença, a formulação de novos indicadores, novos parâmetros de planejamento, execução, análise e avaliação de políticas públicas, aumentando as bases para a produção de novos conhecimentos e tecnologias em saúde”, argumentou Maria do Socorro de Souza, Ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde.

« Voltar