14/05/2018 00h 00 Notícia

Pernambuco cria Fórum dos Conselhos Profissionais de Saúde

Objetivo é reafirmar posição dos Conselhos contra a Educação à Distância na saúde
Por: Assessoria de Comunicação do Cefono 4

Representantes dos Conselhos Regionais da área da saúde em Pernambuco oficializaram a criação do Fórum dos Conselhos Profissionais de Saúde. O encontro que formalizou o feito aconteceu no Conselho Regional de Nutrição da 6ª Região (CRN6), no Recife, e teve como tema central o debate sobre o Educação à Distância (EaD) nas faculdades particulares.

Um dos pontos de pautas sugeridos na reunião foi a realização de um vídeo com entrevistas dos presidentes de cada Regional sobre a importância das formações em saúde serem totalmente presenciais. Atualmente, há um Projeto de Lei (PL 5414/16) em tramitação na Câmara dos Deputados que estabelece esta prática. Portanto, o Fórum pretende reafirmar a posição dos Conselhos Regionais para combater o EaD na saúde.

O encontro ainda serviu para criar o Estatuto do Fórum. Houve também a sugestão da apresentação do relatório detalhado da inspeção realizada pelo CRP-PE nas comunidades terapêuticas, o relato das ações conjuntas e definição do cronograma de reuniões. Por fim, além da EaD em Saúde, outras três frentes de atuação foram encaminhadas do Fórum de Conselhos: Saúde Mental, Manutenção dos Conselhos Profissionais e a luta contra o desmantelamento do SUS.

O Crefono 4 foi representado pelo jurídico Júlio César Santos. Participaram também membros dos Conselhos Regionais de Nutricionistas (6ª Região), de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (1ª Região), de Enfermagem (Pernambuco), de Biomedicina (2ª Região), Psicologia (2ª Região), de Biologia (5ª Região) e Odontologia (Pernambuco).

A próxima reunião do Fórum dos Conselheiros de Profissionais de Saúde de Pernambuco acontecerá no dia 13 de agosto, no Crefito 1, no bairro da Boa Vista, no Recife. E a seguinte será no dia 12 de dezembro.

DELEGACIA

A Delegacia do Crefono 4 em Salvador também vem discutindo essa mesma pauta na Bahia. Em janeiro, na sede do Conselho Regional de Nutrição da 5ª Região (CRN-5), conselheiros e assessores jurídicos dos conselhos regionais de Fonoaudiologia, Nutrição, Farmácia, Medicina Veterinária, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Enfermagem e Odontologia participaram da reunião. No ano passado, representantes dos Conselhos já haviam debatido sobre o tema na Rádio Excelsior, na Bahia

O posicionamento dos profissionais de saúde é um movimento nacional contra a EaD. Em abril, o Crefono 6 participou do 1º Encontro de Presidentes de Conselhos de Fiscalização Profissional da Área de Saúde de Minas Gerais, que discutiu o tema da educação à distância na saúde.

>> Últimas Notícias

Parceiros
anterior
próximos
Copyrigth @ 2013 Conselho Regional de Fonaudiologia - 4º Região
Agita Comunicação