Teste da Linguinha agora é obrigatório em São Lourenço da Mata


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

A Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço da Mata será obrigada a realizar o Teste da Linguinha nas crianças nascidas no município. A ordem partiu após o projeto de Lei nº 024/2018, de autoria do presidente da Câmara Municipal, o vereador Denis Alves (PP), ser aprovado por unanimidade, durante sessão realizada na última terça-feira (22).

O projeto é pioneiro do Estado e suplementará a Lei Federal nº 13.002/14, que já trata o tema. Agora, falta apenas a sanção do chefe do Executivo para que se torne lei em até 15 dias. Caso sancionada, a lei responsabilizará o Hospital e Maternidade Municipal Petronila Campos a realizar o teste nos recém-nascidos.

“A matéria também autoriza a Prefeitura realizar parceria com o Projeto de Extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), chamado ‘Língua Solta’, que é gratuito, para capacitar as enfermeiras dos postos de saúde, e do setor de obstetrícia, pediatria e odontologia do Petronila Campos”, explicou Denis Alves.

De acordo com parlamentar, autor do projeto, a lei também garante que na época de vacinação ou campanhas para esse fim, os responsáveis deverão ser orientados a realizarem o teste, se constatado que não tenha sido feito.

O presidente da Câmara ainda conseguiu apoio para aprovar o projeto do Dia Municipal de Saúde Bucal, também de sua autoriza. A data será celebrada todo dia 25 de outubro e contará com uma semana de atividades voltadas ao tema. A Semana Municipal de Saúde Bucal terá ações para conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção de doenças da boca, além de divulgação com palestras e debates sobre o assunto.

Teste da Linguinha

O Teste da Linguinha, preferencialmente voltado para crianças de 0 a 2 anos, é eficaz, rápido e não dói. Consiste na avaliação do frênulo da língua em bebês recém-nascidos para verificar futuros problemas na amamentação, dentição e língua presa. Primeiro, a profissional examina com os dedos o movimento da língua e a posição do frênulo, pele que fica sob o órgão. Em seguida, observa e grava a amamentação da criança, para depois analisar os detalhes.

« Voltar