Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia promove Semana de Orientação Profissional


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Brasil é o segundo país no mundo onde as pessoas passam mais tempo online nas mídias digitais. De acordo com o relatório Digital in 2017, do site We Are Social (USA), a média diária dos brasileiros é de 3h39 minutos, perdendo apenas para Filipinas, com 3h57 minutos. Os números confirmam a força que esse universo congrega: atualmente, mais de dois bilhões de pessoas estão conectadas ao Facebook; a previsão dos especialistas é que, até dezembro deste ano, o Instagram ultrapasse a marca do primeiro bilhão de usuários.

Também segundo o site We Are Social, brasileiros passam a maioria do tempo online no celular. Globalmente, adultos passam em média 6h online usando o celular em um dia. Entre os países pesquisados pela GlobalWebIndex, o Brasil é o líder de consumo: a média é de 4.5h online, em relação ao tempo total que ficam conectados no mobile.

De olho nesse mercado, o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia criou a Semana de Orientação Profissional 2018, que será realizada de 3 a 9 de junho, em todas os Regionais. O objetivo central da ação é estimular a divulgação correta da Fonoaudiologia nas Mídias Sociais.

Ao longo dos sete dias da campanha, serão veiculadas inserções nas mídias digitais do Sistema de Conselhos com orientações e dicas de como utilizar as ferramentas de marketing em benefício pessoal e profissional. A Semana também vai reforçar junto aos fonoaudiólogos algumas recomendações de divulgação que estão previstas no Código de Ética da profissão, reformulado em 2016 (Redes Sociais – Capítulo X, Seção II – https://goo.gl/MGwm8t).

“Em diversos momentos da nossa vida profissional nos deparamos com dificuldades em definir condutas ou responder a questões diversas. Esse não é apenas um dilema dos recém-formados, já que vivemos em uma sociedade dinâmica e movida pelos avanços tecnológicos. Procurar uma orientação profissional é fundamental para esclarecer dúvidas e questões sobre assuntos ou temas que ainda não dominamos. Essa é a proposta da Semana de Orientação Profissional em 2018”, explica Esther de Araújo (CRFa 1- 8177), presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do Crefono 1.

Como podemos impulsionar o nosso trabalho e a Fonoaudiologia através das mídias digitais? O que é permitido postar nessas plataformas? O que devemos evitar? A Semana de Orientação Profissional do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia vai responder essas e outras perguntas. “Em uma sociedade midiatizada a pertinência do tema nos leva a refletir o uso das redes sociais, e também a forma de divulgar a profissão sem ferir os preceitos éticos”, sintetizou Celso Luiz Gonçalves dos Santos Junior presidente da Comissão de Orientação do CFFa.

« Voltar