CREFONO 4 alerta população sobre cuidados com audição ao soltar fogos


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Assim como Carnaval, o São João é uma das festas mais aguardadas no Nordeste. Tem forró, comidas típicas e muita diversão. Porém, para curtir bem toda a festa, é importante cuidar da saúde, e a questão auditiva merece atenção especial neste período junino. É preciso ficar atendo a dois principais vilões da saúde auditiva neste período de festas: os logos períodos expostos à música alta e a utilização de fogos de artifício.

Diante do risco iminente dos prejuízos causados à audição durante as festividades juninas, o Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região, com sede no Recife/PE, orienta a população para os riscos ao ouvido, principalmente com crianças, onde os danos auditivos são ainda maiores.

As explosões de fogos de artifício, rojões e bombinhas podem causar efeitos nocivos à saúde auditiva, pois a exposição a este forte ruído pode levar a perda de células auditivas, perfuração do tímpano, sensação de zumbido, além do risco de queimaduras durante a utilização dos fogos.

O zumbido pode surgir durante ou após a exposição da pessoa a altos níveis sonoros. Podendo durar horas ou dias, a depender da lesão imposta ao ouvido por essa exposição indevida e pode ser um indicativo de perda auditiva.

Os cuidados devem ser mais redobrados com crianças. “Os país que irão levar suas crianças a algum evento com fogos de artifício devem ter cuidado com o tempo e aproximação que esta criança ficará exposta a estas explosões, pois os danos auditivos nesta fase costumam ser maiores e geralmente são irreversíveis”, lembra o fonoaudiólogo pernambucano Gleybson Lenon. Uma dica importante é utilizar um protetor auricular.

Outra dica é fazer intervalos de dez minutos do barulho, a cada 30 minutos. Dessa forma o ouvido tem tempo para se recuperar. O fonoaudiólogo lembra a importância de não se automedicar. “Alguns medicamentos podem provocar ototoxidade, que é um termo utilizado para indicar medicamentos que podem danificar o ouvido resultando em perda auditiva, zumbido ou distúrbios de equilíbrio”, alerta.

Vale destacar que se o zumbido ou a sensação de abafamento durar mais de três dias, a recomendação é procurar um otorrinolaringologista para verificar se houve alguma lesão.

MÚSICA
A música que anima as festas juninas também pode ser vilã, no caso de exposição a altos volumes. O nível de som suportando pelo ser humano, sem que isso lhe cause prejuízo ao aparelho auditivo, gira em torno de 60-70 decibéis, dependendo da intensidade e do tempo de exposição. Em festas abertas, pátios de forró, a música geralmente costuma ser mais alta.É aconselhável uma distancia de pelo menos 10 metros da fonte sonora (bandas, caixas de som e/ou trio elétrico).

Sintomas da Perda de Audição

  • A pessoa que está com perda auditiva geralmente apresenta:
  • Dificuldade de compreender o que os outros falam;
  • Dificuldade de localização sonora;
  • Necessidade de aumentar o volume do som ou da TV frequentemente;
  • Dificuldades para entender uma conversa ao telefone ou celular;
  • Dificuldades de entender as palavras quando ha mais pessoas falando ao redor.

« Voltar