Conselheira do Crefono 4 ministra Oficina no stand da Fonoaudiologia no Conasems


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

A conselheira do Crefono 4, Nilma Lima dos Santos, ministrou, durante o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o 6º Congresso Nordeste e Nordeste, em Belém, no Pará, que terminou nesta sexta-feira (27), uma oficina sobre Fonoaudiologia e o Programa Saúde na Escola. Em sua explanação, a fonoaudióloga destacou a importância do Fonoaudiólogo na Saúde Coletiva. E o melhor: sua apresentação ajudou a mudar o conceito dos presentes.

Um exemplo prático foi o da secretária de Saúde de São José de Caiana/PB, Rita Guimarães. Após a oficina e de conversar com os conselheiros presentes, a gestora anunciou que irá contratar um Fonoaudiólogo para o município do Interior da Paraíba para melhor atender a população.

“Ao visitar o stand de Fonoaudiologia, pude perceber a importância de termos um profissional da área na nossa atenção básica para que possamos oferecer uma saúde de mais qualidade. Além de passar um aprendizado para as crianças e ter como suporte no auxílio dos encaminhamentos e das dificuldades que muitas vezes encontramos nas escolas. Acredito também que o profissional vai nos ajudar muito nos grupos de idosos e de saúde mental. Foi uma experiência proveitosa e, por isso, assim que chegar na minha cidade, contratarei um Fonoaudiólogo”, garantiu a secretária de Saúde de São José de Caiana, na Paraíba.

De acordo com a conselheira Nilma Lima Santos, o stand da Crefono 4 foi visitado por mais de 450 pessoas e rendeu debates construtivos aos municípios. A Fonoaudióloga acredita que a ação no Congresso pode contribuir com a saúde pública.

“O espaço foi excelente. Conseguimos conversar com diversos secretários e coordenadores sobre Fonoaudiologia. Todos ficaram encantados com o que a gente apresentou mostrando a potencialidade de contribuição da Fonoaudiologia para o SUS e a consolidação da gestão em saúde. O programa de Saúde na Escola também foi muito bem aceito e gerou bons debates com muitos municípios falando sobre suas práticas também. E ouvi de mais de um gestor que iriam contratar um Fonoaudiólogo para os seus municípios após o evento. Espero que a gente tenha contribuído de alguma forma para essas cidades porque para nós foi gratificante”, ressaltou.

O 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, encerrado nesta sexta-feira (27), no Hangar de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, teve como tema “A saúde que queremos para o Brasil – o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde”. O evento teve a participação de mais de cinco mil congressistas, dentre eles gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas a saúde coletiva e autoridades.

« Voltar