Audiência Pública debate obrigatoriedade do Fonoaudiólogo no ambiente hospitalar no Recife


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Uma Audiência Pública realizada na manhã da última quinta-feira (16), na Câmara Municipal dos Vereadores do Recife, debateu a obrigatoriedade do Fonoaudiólogo no ambiente hospitalar do Recife/PE. O encontro foi proposto pela vereadora Aline Mariano (PP) a pedido do Sindicato dos Fonoaudiólogos de Pernambuco (Sinfope) e contou com a presença do Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região (Crefono 4).

“Todos sabem que sem médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos e nutricionistas, uma unidade hospitalar não funcionaria, e o mesmo ocorre com fonoaudiólogos. O trabalho desse profissional no hospital, assim como numa UTI, é pouco conhecido pela maior parte da população, apesar da sua importância”, ressaltou Aline Mariano, autora do projeto de lei 142/2018, que está tramitando na Câmara Municipal do Recife, e que tem o mesmo objetivo do tema proposto pelo debate. Atualmente, a matéria tramita nas comissões de Legislação e Justiça, Finanças e Orçamento, Saúde e Direitos Humanos e aguarda parecer de relatores.

Representado pela presidente Juliana Fraga, o Crefono 4 deu a sua contribuição ao debate. A intenção mostrar que a presença do Fonoaudiólogo dentro da equipe hospitalar garante a integralidade da assistência e reduz agravos, custos e tempo de internação hospitalar E reforçar como o Projeto de Lei idealizado pela parlamentar pode qualificar a assistência à saúde da população do Recife e da Região Metropolitana.

“De acordo com os nossos registros, temos 61 profissionais fonoaudiólogos prestando assistência no ambiente hospitalar nas redes privada e filantrópica. Para uma assistência adequada e segura, um hospital que possua ala neonatal, pediátrica, do adulto e do idoso terá a necessidade mínima de quatro profissionais contratados, realidade distante da que o Recife e a Região Metropolitana do Recife apresentam atualmente”, argumentou a presidente Juliana Fraga.

Alem do Crefono 4, a Audiência Pública contou com a presença do presidente do Sinfope, Herberth Alexandre de Barros Campos; dos representantes do curso de Fonoaudiologia da UFPE, Hilton Justino da Silva e Coeli Regina Carneiro Ximenes; do advogado do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e laboratórios de Análises Clínicas (Sidhospe), Gabriel Vasconcelos, e da representante da Secretaria de Saúde do Recife, Cristiane Penaforte.

Para a representante da Secretaria de Saúde do Recife, Cristiane Penaforte, não há dúvidas sobre a importância do Fonoaudiólogo no ambiente hospitalar. “Nós temos um profissional no Hospital da Mulher, para fazer o Teste da Orelinha e Teste da Linguinha nos recém-nascidos. Em cada uma das três maternidades municipais também temos um fonoaudiólogo, além de outros 20 na rede de apoio à saúde da família, para promoção, prevenção e reabilitação. Eles são muito importantes porque contribuem para garantir a melhoria de prestação de serviços e cuidados”, disse.

Já o presidente do Sindicato dos Fonoaudiólogos de Pernambuco (Sinfope), Herbeth Alexandre de Barros Campos, afirmou que o debate também é importante para mudar o panorama dos profissionais que trabalham em hospitais sem regime empregatício. Como não fazem parte da equipe fixa e multidisciplinar, os fonoaudiólogos nem sempre estão presentes para acompanhar a internação dos pacientes.

“Os pacientes terminam ficando com mais tempo de hospitalização. Assim, são obrigados a esperar pela chegada do fonoaudiólogo, que nem sempre está presente para fazer o atendimento. E isso acarreta custos para o plano, para o hospital e para o paciente como um todo”, finalizou.

« Voltar