Fonoaudiólogos recebem capacitação para emissão de laudos de deficiência


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou nesta sexta-feira uma capacitação para emissão de Laudos Caracterizadores da Deficiência para o mundo do trabalho, voltado para 100 profissionais da área de saúde. Destes, 20 foram fonoaudiólogos. O evento contou com o apoio do Crefono 4 e foi realizado na sede do MTE, no bairro do Espinheiro, no Recife.

Diante da grande demanda de fonoaudiólogos que se interessaram, o Crefono 4 irá realizar outro evento da mesma pauta, este no dia 18, no Anfiteatro da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). A capacitação será promovida pelo MTE e pelo próprio Conselho. Esta será aberta para profissionais e estudantes. Clique aqui para realizar a sua inscrição.

Quem esteve presente no evento ressaltou a importância de se alinhar o pensamento entre fonoaudiólogos e o Ministério do Trabalho. A capacitação também serviu para tirar dúvidas dos profissionais.

“Soubemos que qualquer fonoaudiólogo pode dar laudo de deficiência auditiva para o trabalho de acordo com o que preconiza a legislação na área. Isso é uma grande vitória da Fonoaudiologia, especialmente da área de Fonoaudiologia do Trabalho”, disse Wagner Teobaldo, Conselheiro do Crefono 4 e presente no evento.

A capacitação desta sexta foi a primeira de uma série de três eventos promovidos pelo MTE neste mês. A primeira experiência prática dos capacitados será no dia 20, quando acontecerá o Dia de Elaboração de Laudo Caracterizador da Deficiência. Pessoas com deficiência poderão comparecer à sede do MTE (Avenida Agamenon Magalhães, 2000) com exames em mãos (audiometria, laudo oftalmológico, laudo psicológico, psiquiátrico ou exames físicos) para terem, se for o caso, o Laudo Caracterizador de Deficiência emitido.

Depois, no dia 27, nas cidades de Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca, e no dia 28 nos municípios do Recife, Olinda e Igarassu, será realizado o Dia D da Pessoa com Deficiência e Reabilitada. Pessoas com deficiência poderão se candidatar para trabalhar em empresas que ofereçam cotas a trabalhadores com necessidades especiais.

« Voltar