Emissão de Laudos Caracterizadores de Deficiência é um sucesso


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

A quinta-feira (20/09) foi de muito trabalho para vários fonoaudiólogos de Pernambuco. Na sede do Ministério do Trabalho e Emprego, no Recife, diversos profissionais participaram do Dia de Elaboração de Laudo Caracterizador de Deficiência. Mais de 600 laudos foram emitidos. Os fonoaudiólogos ficaram responsáveis pelos exames auditivos. O evento contou com o apoio do Crefono 4, representado pelos conselheiros Wagner Teobaldo e Jamile Vasconcelos.

Trinta profissionais de saúde estiveram presentes no MTE. Os fonoaudiólogos que participaram da ação foram capacitados nos dias 14 e 18 para poderem emitir tais documentos. Esta capacitação foi feita também no Ministério do Trabalho e contou outra vez com o apoio do Crefono 4. A ação desta quinta-feira foi a parte prática.

O trabalho durou o dia todo, mas a felicidade em atender as pessoas estava na mesma proporção do cansaço dos fonoaudiólogos. Para o conselheiro Wagner Teobaldo, satisfação em fazer o bem às pessoas superou qualquer desgaste.

“Apesar do cansaço, estou muito feliz por ver o bem que proporcionamos a tanta gente. Teve gente que estava há mais de um ano aguardando uma consulta com otorrino para poder solicitar a audiometria. Sabe-se Deus quando esse laudo sairia! Se tivesse amanhã de novo, eu iria, nem que fosse na cadeira de rodas”, afirmou.

A também Conselheira do Crefono 4, Jamile Vasconcelos, compartilhou o mesmo sentimento vivido pelo companheiro de profissão. E ainda foi mais a fundo. “Já falei do trabalho de hoje (quinta-feira) para quase todo mundo. São trabalhos e, acima de tudo, pessoas que nos dão um refrigério na alma e nos fazem acreditar na humanidade”, completou.

Mas se engana quem pensa que as ações deste tipo acabaram nesta quinta-feira. No próximo dia 27, nas cidades de Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca, e, no dia 28, nos municípios do Recife, Olinda e Igarassu, será realizado o Dia D da Pessoa com Deficiência e Reabilitada. Pessoas com deficiência poderão se candidatar para trabalhar em empresas que ofereçam cotas a trabalhadores com necessidades especiais.

O Crefono 4 está planejando outra ação igual a da última quinta, agora no mês de novembro, quando é celebrado o Dia Nacional de Prevenção à Surdez (10) e Dia do Zumbido (11).

« Voltar