02/10/2018 00h 00 Notícia

Docentes da UFPE lançam livro sobre Clínica Fonoaudiológica

Evento será no dia 5 de outubro, a partir das 14h, no auditória da Editora da UFPE
Por: Assessoria de Comunicação do Cefono 4

icone facebook icone twitter icone gplus icone whatsapp

As Docentes do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana Nery Araújo, Jonia Lucena, Luciana Studart e Bianca Queiroga, organizadoras, lançarão, no dia 5 de outubro, o livro Questões Contemporâneas da Clínica Fonoaudiológica. O evento será realizado a partir das 14h, no auditório da Editora da UFPE.

O projeto do livro surgiu da necessidade de se refletir sobre o “fazer clínico”, que deve se manter atualizado e interligado às demandas da saúde, da educação e da sociedade. Desta forma, foi idealizado para atender a fonoaudiólogos clínicos, docentes e estudantes de Fonoaudiologia e áreas afins, assim como para outros profissionais que exercem atividades clínico-terapêuticas.

De acordo com as organizadoras, a obra foi preparada de forma que o leitor possa transitar por distintas áreas da Fonoaudiologia e conhecer os exemplos práticos das diversas realidades que expressam as suas experiências, como clínicos e pesquisadores, desenvolvidas ao longo de suas carreiras. O resultado foram capítulos com embasamento científico, e com aplicabilidade direta para a clínica fonoaudiológica.

A obra resgata os aspectos fundamentais da clínica como a escuta terapêutica e a importância do planejamento e estabelecimento de metas para o sucesso dos tratamentos, mas se destaca pelo realce de estratégias necessárias à atualidade, como o trabalho interdisciplinar, o uso de novas tecnologias, práticas baseadas em evidências e a necessidade da educação continuada.

O livro discute sobre as possibilidades de atendimento, como em grupo e em domicílio, apontando seus benefícios e cuidados inerentes a essas modalidades. Assim como também uma reflexão sobre a adesão e alta fonoaudiológica. São temáticas do dia a dia do profissional clínico que vão além da expertise e desempenho técnico e que são pontos fundamentais para o sucesso terapêutico.

Após o lançamento no Recife, o livro também será apresentado no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, em Curitiba, que será realizado de 10 a 13 de outubro.

>> Últimas Notícias

Parceiros
anterior
próximos
Copyrigth @ 2013 Conselho Regional de Fonaudiologia - 4º Região
Agita Comunicação