Docentes da UFPE lançam livro sobre Clínica Fonoaudiológica


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

As Docentes do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana Nery Araújo, Jonia Lucena, Luciana Studart e Bianca Queiroga, organizadoras, lançarão, no dia 5 de outubro, o livro Questões Contemporâneas da Clínica Fonoaudiológica. O evento será realizado a partir das 14h, no auditório da Editora da UFPE.

O projeto do livro surgiu da necessidade de se refletir sobre o “fazer clínico”, que deve se manter atualizado e interligado às demandas da saúde, da educação e da sociedade. Desta forma, foi idealizado para atender a fonoaudiólogos clínicos, docentes e estudantes de Fonoaudiologia e áreas afins, assim como para outros profissionais que exercem atividades clínico-terapêuticas.

De acordo com as organizadoras, a obra foi preparada de forma que o leitor possa transitar por distintas áreas da Fonoaudiologia e conhecer os exemplos práticos das diversas realidades que expressam as suas experiências, como clínicos e pesquisadores, desenvolvidas ao longo de suas carreiras. O resultado foram capítulos com embasamento científico, e com aplicabilidade direta para a clínica fonoaudiológica.

A obra resgata os aspectos fundamentais da clínica como a escuta terapêutica e a importância do planejamento e estabelecimento de metas para o sucesso dos tratamentos, mas se destaca pelo realce de estratégias necessárias à atualidade, como o trabalho interdisciplinar, o uso de novas tecnologias, práticas baseadas em evidências e a necessidade da educação continuada.

O livro discute sobre as possibilidades de atendimento, como em grupo e em domicílio, apontando seus benefícios e cuidados inerentes a essas modalidades. Assim como também uma reflexão sobre a adesão e alta fonoaudiológica. São temáticas do dia a dia do profissional clínico que vão além da expertise e desempenho técnico e que são pontos fundamentais para o sucesso terapêutico.

Após o lançamento no Recife, o livro também será apresentado no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, em Curitiba, que será realizado de 10 a 13 de outubro.

« Voltar