Recife realiza IV Semana Nacional de Fissura Labial


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O CADEFI (Centro de Referência Regional e Nacional no Tratamento das Fissutas Labiopalatinas e Crionafaciais), sediado no IMIP, em parceria com a ONG americana SmileTrain, realizará a IV Semana Nacional de Fissura Labial. O evento terá uma série de atividades entre os dias 13 e 19 de outubro, com o encerramento no Espaço Ciência e Cultura do IMIP, na capital pernambucana. E a campanha visa aumentar o alcance do tratamento de pacientes com fissura labial no Brasil e conscientizar sobre a causa.

A IV Semana Nacional de Fissura Labial inicia no próximo sábado (13) com a realização de 25 cirurgias, que diminuirão a lista de espera e que providenciará uma ampla troca de experiências e atualização para a equipe cirúrgica da instituição, além de motivar o corpo discente da pós-graduação para este campo de atividade. Os procedimentos serão feitos no bloco cirúrgico do 2º andar do IMIP.

No dia seguinte, haverá uma mobilização no Parque da Jaqueira, a partir das 10h, para divulgar a Campanha Nacional de Fissura. Serão instalados toldos para mostrar à população a etiologia, epidemiologia e tratamento dessas anomalias, aconselhamento em relação à saúde bucal, relacionamento com a estrutura prestadora de cuidados de saúde, inserção na estrutura do IMIP e serviços oferecidos pela Instituição, além de realçar a importância do SUS.

A programação seguirá no dia 15, no ambulatório do CADEFI, com atividades educacionais e de lazer para os pacientes e familiares que frequentarão os ambulatórios do serviço. No dia 16, será exibido o filme Extraordinário, no Cinemark Shopping Riomar, para proporcionar um dia diferente com enfoque educacional para nossos pacientes e familiares.

Já no dia 17 de outubro, a atividade será com discussões de caso clínico por especialidade com o intuito de proporcionar um maior número de desfechos, no tratamento dos pacientes nas diversas especialidades. Enquanto no dia 18, na Praça da Santa, serão realizadas ações sociais de aconselhamento jurídico, social, ações de saúde FPS, promoção social (corte de cabelo e unha para crianças e adultos), bazar e show de talentos.

O encerramento da IV Semana Nacional de Fissura Labial será no auditório do Espaço Ciência e Cultura do IMIP, com palestras com Eduardo Mendonça e Luiza, além de uma roda de conversas sobre direitos e deveres dos pacientes com anomalias craniofaciais com Dr. Bruno Moury. No final, haverá uma apresentação da Orquestra Criança Cidadã.

« Voltar