Abra Gagueira realiza o 9º Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

A Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira) promove neste sábado (20 de outubro) o 9º Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam. O evento será no Campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro. As inscrições já estão esgotadas.

Realizado neste ano no Rio de Janeiro, o encontro já rodou o Brasil nas edições passada. A última vez foi em Minas Gerais, mas já foi realizado no próprio Estado fluminense (duas vezes), Espirito Santo, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco.

O 9º Encontro faz parte da programação do Dia Internacional de Atenção à Gagueira (comemorado no dia 22 de outubro) e terá como tema “Fale o que você pensa”, o mesmo da Associação Internacional de Gagueira. O evento irá contar com representantes da Abra, fonoaudiólogos e pessoas que gaguejam.

A programação contará com diversas mesas, abordando os mais diversos assuntos. O Conselho Federal de Fonoaudiologia, por exemplo, irá falar sobre uma nova especialidade da profissão, voltada para quem gagueja – Fluência. A fonoaudióloga Renata Donadeli/SP vai abordar em sua palestra “Habilidades para me comunicar melhor”. Haverá, ainda, depoimentos e homenagens a profissionais que atuam na Fonoaudiologia da Fluência.  

Outra mesa irá abordar os resultados obtidos no principal projeto desenvolvido pela Abra Gagueira em todo Brasil – os Grupos de Apoio Para Pessoas que Gaguejam, atualmente em 13 cidades do Brasil e dez estados – Bahia (Salvador), Espírito Santo (Vitória), Minas Gerais (Belo Horizonte), Pará (Belém), Pernambuco (Recife), Piauí (Teresina), Rio de Janeiro (Rio das Ostras, Teresópolis, Petrópolis e Rio de Janeiro), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), São Paulo (São Paulo) e Sergipe (Aracaju).

Os grupos de apoio são reuniões para pessoas que gaguejam. É um espaço para troca de informações sobre gagueira, tanto no que se refere a informações mais objetivas e científicas, como também e, principalmente, para troca de experiências entre os participantes.  

O encontro ainda terá a palestra “Escute seu corpo. Do gesto à fala”, com a carioca Tienne Deccache; “Oficina de Fluência para pessoas que gaguejam, familiares e professores: uma abordagem para o tratamento da gagueira”, com a Fga. Luciana Andrea Contesini/SP; e “Reprogramando as crenças em relação à Gagueira”, com o coach do Recife/PE, Danilo Barbosa.

Para o presidente da Abra Gagueira, o advogado Luiz Fernando Ferreira, do Rio de Janeiro, o evento é uma grande oportunidade de conhecer histórias e técnicas que ajudem a superar a gagueira.

“Queremos que esse encontro ajude a esclarecer dúvidas das pessoas e mostrar o trabalho que vem sendo feito pelos fonoaudiólogos no tratamento. Também tem o lado da conscientização, que é muito importante. Por isso o evento é aberto a quem não gagueja também. Queremos que as pessoas se aceitem da forma como elas são, buscando o correto tratamento para uma melhor qualidade de vida”, afirmou.

« Voltar