Nota de Repúdio – Contra decisão de extinção do NASF e demissão de profissionais em Camaragibe


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4 Região (CREFONO4) vem à público repudiar a decisão de extinção dos Programas de Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) do Município de Camaragibe/PE e a demissão dos Profissionais que trabalham no Consultório na Rua e nos NASF.

Tomamos conhecimento que, devido a esta decisão, no dia 31/01/2019, os profissionais que prestavam seus serviços nas referidas unidades de saúde foram exonerados de seus cargos, além de estarem com seus salários atrasados desde o mês de dezembro de 2018. Cada NASF atende a 9 unidades de Saúde da Família e suas equipes são formadas por profissionais capacitados e qualificados nas áreas da Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia ocupacional, Psicologia, Serviço sociais, Nutrição, Medicina Veterinários e profissionais de Educação Física.

O município de Camaragibe recebe recursos financeiros do Ministério da Saúde para a manutenção e custeio de cinco equipes de NASF que atendem a 45 unidades de Saúde da Família e um (01) Consultório na Rua que oferta atendimento à população de rua. A extinção desses serviços e a demissão dos profissionais significa uma grande perda para a assistência oferecida a uma população de aproximadamente 225 mil usuários. Esta medida representa um total descaso aos cuidados oferecidos na Atenção Básica de um município marcado por lutas exitosas nas políticas públicas nesse nível de atenção.

O CREFONO-4, cumprindo o dever de defender os direitos dos profissionais da Fonoaudiologia e respeitando o compromisso de proporcionar à população a melhor qualidade das condições de saúde, de forma equânime, universal e integral conforme as diretrizes do Sistema Único de saúde, repudia veemente a medida adotada ela gestão municipal de Camaragibe e se solidariza aos profissionais na luta em defesa da manutenção dos programas nos colocando contra toda e qualquer ação de desmonte do SUS que venha a reforçar o modelo biomédico/hospitalocêntrico.

Diretoria do 7o Colegiado do CRFa

« Voltar