Conselhos Profissionais de Saúde oferecem serviços gratuitos para população no Marco Zero


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

A Avenida Rio Branco, no Coração do Bairro do Recife, recebe, neste domingo (14), das 9h às 15h, uma série de atividades gratuitas em prol da saúde física e mental. A ação é promovida pelo Fórum dos Conselhos Profissionais de Saúde de Pernambuco (FCPS-PE), entidade que aglutina Conselhos de Classe das diversas modalidade de saúde, e conta com o apoio do Crefono 4. A 4ª Região irá oferecer avaliação vocal com encaminhamento para vídeo laringoscopia gratuita no SUS, caso seja necessário. Tudo para comemorar o Dia Mundial da Saúde, celebrado no último dia 7 de abril. Confira, abaixo, a lista de Conselhos que integram a ação e quais serviços cada um irá ofertar.

AÇÕES

Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região (Crefono-4): 
– Avaliação vocal com encaminhamento para vídeo laringoscopia gratuita no SUS, dependendo do caso;
Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6)
– Serviços de orientação nutricional;
Conselho Regional de Biomedicina 2ª Região (CRBM-2)
– Serviços de acupuntura e massoterapiaica;
Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE)
– Aferição de pressão arterial e glicemia;
Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco (CRP-PE)
– Oficina sobre populações LGBTQ+, indígenas e negros;
Conselho Regional de Ciências Biológicas 5ª Região (CRBio-5)
– Orientações sobre o controle de vetores e pragas;
Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco (Cress-PE)
– Rodas de conversas sobre a saúde da população negra.

O presidente do Fórum, o nutricionista Hillário Damázio, destaca o objetivo da ação. “Unimos as diversas modalidades da Saúde. Por isso, nada mais justo que fazer uma comemoração oferecendo serviços de qualidade para a população”, destaca Damázio. Ele ainda explica o caráter orientativo da ação. “Queremos sensibilizar a sociedade para a importância dos Conselhos de classe. Um profissional só pode atuar quando registrado em seu conselho. Eu sempre digo: o estudante saí da graduação bacharel ou licenciado em alguma área da saúde, só o registro no Conselho lhe concede o título de nutricionista, enfermeiro, fonoaudiólogo, Biólogo, psicólogo, biomédico, entre outros”, explica Hillário Damázio.

Já a diretora-secretária do Fórum, a enfermeira Valdeísa Morais, ressalta a importância da multidisciplinaridade da ação. “A saúde é entendida de maneira integral. Quando propomos uma ação que uma as diversas modalidades, destacamos a força da categoria da saúde. Muito mais que isso. Vamos às ruas mostrar que a saúde não é um negócio, é um direito, e a procura por um profissional habilitado é a melhor maneira de começar a cuidar da sua saúde”, destaca Valdeísa.

O FÓRUM

O Fórum é formado pelos Conselhos Profissionais de Saúde do Estado de Pernambuco. Tem como premissa básica a congregação das modalidades profissionais e a defesa da sociedade, com fomento de espaços de discussão de temas relevantes para a área de saúde, além de luta por políticas públicas nas esferas municipais, estadual e federal. É composto por uma diretoria, eleita por voto direto, e comissões especiais transitórias.

« Voltar