Crefono 4 tem propostas aprovadas na 15ª Conferência Municipal de Saúde de Salvador


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (Crefono 4) conseguiu aprovar duas importantes propostas em defesa da Saúde e da Fonoaudiologia na capital baiana na 15ª Conferência Municipal de Saúde de Salvador/BA, realizada entre os dias 6 e 7 de maio. O evento teve como tema principal “Democracia e Saúde”.

As duas propostas apresentadas pelo Crefono 4 foram bem recebidas e aceitas pelos participantes. A primeira trata da garantia de realização de exames dedicados à saúde auditiva em todas as fases e ciclos da vida; enquanto a segunda, destaca a ampliação do quadro de Fonoaudiólogos no âmbito estadual na atenção básica e nos demais níveis de complexidade dos centros de especialidade e hospitais estaduais, através de concurso público.

“As nossas propostas foram aprovadas nos Grupos de Trabalho de Consolidação e Financiamento do SUS. E serão levadas para a Conferência Estadual de Saúde. É uma luta diária que temos e demos um importante passo. Temos lutado para ampliar o espaço do Fonoaudiólogo na atenção básica e em vários níveis de complexidade, esses são importantes ganhos”, explicou a Delegada e Conselheira Leila Mazarakis.

Além da Fonoaudióloga Leila, nossa profissão foi representada pelo Delegado Iam Cerqueira, além das observadoras Thais Batista Bastos Barreto, Laís Silva Almeida, Brenda Costa Neves e Taísa Ribeiro. Durante o evento, além de apresentar e aprovar pautas, os Delegados do Crefono 4, com o apoio de Fonoaudiólogos Residentes do Hospital Geral Roberto Santos, ajudaram a promover a Fonoaudiologia com a distribuição de materiais informativos sobre a Fonoaudiologia.

“O lema da nossa gestão é #FonoJuntos e é assim que tem sido. Foi um trabalho em conjunto que fortaleceu a causa da profissão e foi bem acolhido por usuários e trabalhadores da Saúde. O apoio de todos que compareceram foi importante e esperamos que outros Fonoaudiólogos entrem neste espaço para contribuir com o debate. É importante não só para a profissão como também para a instância de controle social”, concluiu Leila Mazarakis.

« Voltar