Crefono 4 solicita contratação de mais Fonoaudiólogos para Hospital da Mulher de AL


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Crefono 4 solicitou, através de um ofício assinado pelo presidente Wagner Teobaldo, a contratação de mais Fonoaudiólogos para o Hospital da Mulher de Alagoas. O documento enviado para a Secretaria de Saúde de Alagoas ressalta que a única vaga destinada à Fonoaudiologia não é o suficiente para prezar pela qualidade da assistência prestada neste hospital.

De posse das demandas diárias e quantidade de leitos e nascimentos do Hospital da Mulher de Alagoas, o Crefono 4 solicitou a contratação de pelo menos seis Fonoaudiólogos. “Recebemos a demanda e, tendo em vista o anúncio de apenas uma vaga para contrato temporário nesta unidade hospitalar, sugerimos a contratação de mais fonoaudiólogos prezando pela qualidade da assistência prestada nesse hospital. Aproveitamos a oportunidade para destacar também o que estipula os Parâmetros Assistenciais em Fonoaudiologia, por turno”, destacou Wagner.

Para embasar o Ofício, o atual Colegiado do Crefono 4 destacou a lei que obriga a realização do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua (Teste da linguinha) e do exame denominado Emissões Otoacústicas Evocadas (Teste da orelhinha) em todos os hospitais e maternidades nas crianças nascidas em suas dependências.

Além das duas Leis, o Crefono 4 citou portarias e resoluções sobre as diretrizes na atenção à Saúde na Gestação de Alto Risco; dos requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e da atenção integral e humanizada ao recém-nascido grave ou potencialmente grave e dos critérios de classificação e habilitação de leitos de Unidade Neonatal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

SOLICITAÇÕES
Essa não é a primeira vez que o atual Colegiado solicita retificação de edital envolvendo fonoaudiólogos. Em junho deste ano, o Crefono 4 reivindicou a inclusão de vaga para Fonoaudiólogo em dois concursos da região – Cabedelo (Paraíba) e Paripueira (Alagoas). Também em junho, o Conselho pediu a retificação no edital do Concurso Público nº 001/2019 da cidade de Maragogi, no litoral sul de Alagoas, onde foi encontrada uma inadequação referente ao cargo de Fonoaudiólogo.

FALE COM O PRESIDENTE
O presidente do CREFONO 4 destaca, ainda, a importância da participação dos fonoaudiólogos na comunicação de situações como essa. “É importante que o fonoaudiólogo que souber de concursos ou seleções com salários indignos, com ausência ou poucas vagas comunique o CREFONO para que possamos acionar as instâncias devidas. Para isso, temos o e-mail falecomopresidente@crefono04.org.br, um canal direto da categoria conosco”.

« Voltar