Crefono 4 participa de Audiência Pública sobre Direitos à Saúde da Pessoa com TEA


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Crefono 4 participou, na última terça-feira (19), da Audiência Pública Sobre Direitos à Saúde da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O Conselho foi representado pela Fga. Ana Cristina Montenegro, no evento realizado no Auditório do Centro Cultural Rossini Alves, promovido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o Ministério Público de Contas do Estado (MPCO).

Em sua fala, o Crefono 4 destacou uma lista de sugestões sobre o tema. O Conselho defende a remodelação da rede de assistência a pessoas com TEA, a criação de Centros Especializados e a reorganização da rede de cuidados, a criação da Residência de psiquiatria infantil, a formação continuada dos profissionais da rede de saúde e educação, empoderamento técnico dos pais, diagnóstico e intervenção precoce, além da intervenção multidisciplinar mais intensiva.

A Audiência Pública contou com a participação, também, da neuropediatra Vanessa Vanderlinden, que abordou a neurplasticidade e a intervenção precoce do autismo. Além da eficácia do tratamento ABA e autonomia dos profissionais da reabilitação para determinar o tipo de tratamento para cada criança que ela atende.

As mães participantes relataram as dificuldades de acesso ao tratamento especializado nas áreas de neuropediatria, Odontologia, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Farmácia. Tanto no Recife quanto em cidades como Paulista, Olinda, Moreno, Gravatá e Carpina.

Ao final, o MP, MPF e MPCO prometeram se reunir e discutir com representantes da área para encontrar soluções para a desassistência. O Crefono 4 se colocou à disposição para participar do debate e contribuir de forma efetiva com o tema.

« Voltar