Nota de Esclarecimento: publicação do cantor Carlinhos Brown


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) vem a público, representando a classe de profissionais fonoaudiólogos, demonstrar a sua discordância com os termos expressos em publicação no Instagram feita pelo cantor Carlinhos Brown, do último dia 1º de março, no qual ele afirma que sua voz “ainda está de pé” após o carnaval e atribui tal resultado à atuação de fisioterapeutas.

Brown afirma, ainda, que o trabalho realizado teve o objetivo de aumentar o desempenho da voz, da acuidade auditiva, relaxamento dos músculos da face, e da Articulação Temporomandibular (ATM) e que essa intervenção “previne lesões nas cordas vocais”.

A Lei 6.965 de 9 de dezembro de 1981, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de Fonoaudiólogo e também determina outras providências, no seu artigo 1º, estabelece que o fonoaudiólogo é o profissional habilitado para atuar em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como aperfeiçoamento dos padrões da fala e voz. A regulamentação de uma profissão ratifica a atuação de qualidade e a proteção da sociedade, por meio de um exercício profissional competente.

O trabalho do fonoaudiólogo é fundamental na preparação e no condicionamento vocal, dando suporte e prevenindo lesões nas pregas vocais. Tal atuação é altamente reconhecida pela classe de cantores e demais profissionais da voz que, inclusive, divulgam publicamente os resultados alcançados.

O CFFa atua com o objetivo de valorizar o conhecimento específico do profissional Fonoaudiólogo e também com a responsabilidade de orientar e alertar a população brasileira quanto aos riscos do atendimento realizado por profissionais não habilitados.

Por isso, tomará as devidas providências para que seu papel seja devidamente cumprido e Fonoaudiólogo seja reconhecido como responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral, escrita e da voz.

O conteúdo desse manifesto será encaminhado ao cantor autor do post.

« Voltar