CNS promove oficinas de Formação para Controle Social no SUS


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Projeto de Formação para o Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS), promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), chega à sua segunda fase. E de fevereiro a julho, serão oferecidas 84 oficinas, em todos os estados brasileiros, para formar agentes do Controle Social em defesa do SUS.

Clique aqui e participe das oficinas 

As oficinas são gratuitas e cada turma tem a duração de três dias. Os temas abordados serão Conceito de Saúde e Concepção de Sociedade, Modelo de Atenção e Organização das Ações e Serviços no SUS, Orçamento e financiamento.

O curso tem como objetivo qualificar e capacitar conselheiros e conselheiras de Saúde, além de outras lideranças sociais que atuam na luta pelo Direito Humano à Saúde. Assim, será possível tornar os participantes sujeitos sociais capazes de deliberar sobre as políticas, conhecendo a legislação e o financiamento do SUS, e desenvolvendo também o intercâmbio de experiências sobre o controle social.

Para participar, basta acessar o site www.formacontrolesocial.org.br, escolher a turma e se inscrever. Cada oficina contará com 30 participantes, sendo 20 vagas para conselheiros de saúde e 10 vagas para representantes de movimentos sociais.
 
A seleção dos participantes será feita pelas Comissões de Educação Permanente dos Conselhos Estaduais de Saúde. Entre os critérios de seleção, as comissões farão a escolha dos participantes conforme a proximidade geográfica das oficinas, dividindo as vagas entre usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS. Os selecionados serão informados por e-mail e SMS e deverão confirmar a sua participação.

Nesta edição, a organização do evento disponibilizará alimentação (café da manhã e almoço) e hospedagem aos participantes que não residem no mesmo município da oficina, em local previamente estabelecido, conforme as possibilidades orçamentárias do projeto e de infraestrutura disponível nas cidades que sediarão as oficinas.

« Voltar