Crefono 4 solicita ampliação do quadro de fonoaudiólogos em 18 cidades da região no combate à Covid-19


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (Crefono 4) solicitou, por ofício enviado às prefeituras, a ampliação do quadro de fonoaudiólogos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de 18 cidades dos cinco estados da nossa jurisdição. O Crefono 4, através do 8º Colegiado, realizou o pedido para os hospitais da rede pública que estão sendo estruturados para o enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em decorrência da infecção pelo novo Coronavírus.

No documento, o Crefono 4 destaca que os fonoaudiólogos atuam nas UTIs, no manejo da disfagia e redução de risco de broncoaspiração. Aqueles pacientes que evoluem para quadros mais graves da SRAG e apresentam necessidade de intubação orotraqueal (IOT) podem ficar entre 10 e 14 dias entubados, respirando por meio de ventilação mecânica.

Assim, de acordo com estudos, de 44 a 87% dos pacientes, após a retirada do tubo orotraqueal (extubação), apresentam distúrbio de deglutição em diferentes níveis de gravidade. A disfagia orofaríngea pós-extubação pode afetar um terço dos pacientes com COVID-19 que necessitarem de intubação. Portanto, nesta situação, o fonoaudiólogo deverá ser acionado para realizar a avaliação e intervenção fonoaudiológica, em consonância com os protocolos internacionais de cuidado ao paciente com Covid-19, a fim de garantir alimentação por via oral segura e eficiente, bem como, evitar complicações respiratórias.

Desta forma, o Crefono 4 solicitou, nos documentos, a ampliação do quadro de fonoaudiólogos nas cidades em número suficiente para ampliação de leitos prevista. Para que, assim, seja possível a oferta de um cuidado integrado de qualidade aos usuários do SUS, visando a recuperação de sua saúde.

Caso você, Fonoaudiólogo, saiba de alguma outra prefeitura que administre hospital de referência para a Covid-19 e não tenha profissionais de Fonoaudiologia, entre em contato conosco para que possamos enviar o ofício com a solicitação.

Confira abaixo as cidades que receberam o ofício
Alagoas – Arapiraca e Maceió;
Bahia – Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Salvador, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista;
Paraíba – Campina Grande e João Pessoa
Pernambuco – Caruaru, Petrolina e Recife
Sergipe – Aracaju, Itabaiana e Lagarto.

« Voltar