Cantor Leonardo Gonçalves conta com apoio de fonoaudióloga para tratar de paresia vocal


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O trabalho da Fonoaudiologia está cada vez mais integrado à sociedade e ganhando exemplos de sua importância. No início do mês de julho, o cantor Leonardo Gonçalves revelou, em sua live transmitida pelo YouTube, que foi diagnosticado com Paresia vocal, uma doença incurável nas cordas vocais que poderia fazê-lo encerrar a carreira. Porém, com o apoio da fonoaudióloga Blacy Gulfier e do médico especialista em aparelho vocal Antônio Dr. Antônio Pontes, o cantor pôde continuar fazendo o que mais gosta.

“Não tem cura. E para mim foi muito difícil entender o que eu fiz de errado. Mas só há duas maneiras de sofrer uma paresia: viral ou acidente. Como eu não sofri um acidente, foi viral. Não foi fácil para mim porque sempre me cuidei muito. Nunca cantei sem fazer aquecimento, cuidar da minha alimentação, do meu sono. Vivi pela minha saúde vocal”, explicou o cantor.

A doença foi descoberta entre o final de 2016 e o início de 2017, após uma avaliação objetiva e precisa das pregas vocais. O cantor planejava tirar um ano sabático, mas os planos foram alterados para que realizasse o melhor tratamento para diminuir os problemas causados pela paresia vocal.

“Ficamos pensando o que poderíamos fazer diante dessa impossibilidade. Ele me perguntou o que deveríamos fazer e eu disse que não iríamos desistir. Ele também não queria desistir e não havia outra opção além de continuar cantando. A partir daquele dia, realizamos trabalhos duas vezes ao dia intensamente. Às vezes, ele queria viajar e eu falava para evitar. Assim, continuaria fazendo o trabalho de reorganização da musculatura vocal. E, depois de um tempo, voltamos ao Dr. Antônio e ele afirmou que era possível fazer com que Leonardo continuasse a cantar”, relembrou Blacy Gulfier.

Durante a live, Leonardo Gonçalves falou sobre como tem sido conviver com a paresia vocal e agradeceu o apoio recebido, principalmente da fonoaudióloga Blacy Gulfier e do médico Antônio Pontes. Os profissionais enviaram vídeos também relatando como tem sido o trabalho de início destacando o empenho do cantor.

“Agradeço pelo privilégio e a responsabilidade com que você (Leonardo Gonçalves) me empresta todos os dias de cuidar da sua voz. É uma felicidade trabalhar com uma pessoa que se dedica tanto e não cansa, sempre com muita seriedade em cima do palco e também fora. Portanto, não é uma opção para mim você parar de cantar e agradeço por fazer parte da sua vida”, pontuou a fonoaudióloga.

« Voltar