Faculdades de Fonoaudiologia comemoram Dia de Atenção à Respiração Oral


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

As faculdades de Fonoaudiologia da 4ª Região não deixaram passar em branco o Dia de Atenção à Respiração Oral comemorado no último dia 14 de agosto. A data foi instituída pelo Departamento de Motricidade Orofacial da SBFa. O principal objetivo da campanha é conscientizar a população da importância da respiração nasal.

Respirar pelo nariz é de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento harmônico da face, bem como para a saúde geral do indivíduo. Por outro lado, respirar pela boca traz diversos prejuízos para o individuo, como, por exemplo, desencadear problemas oclusais (necessitando de intervenção da ortodontia), alterações corporais, modificações na face, olheiras, sonolência excessiva durante o dia, e até mesmo dificuldade de concentração.

É importante estar atento a alguns sinais. Se você tem dificuldade em respirar pelo nariz, está sempre de boca aberta, tem resfriados constantes, tem problemas com o sono (ronca, dorme de boca aberta, acorda com a boca seca e sente cansaço durante o dia), procure um profissional da saúde. A avaliação do Alergista, do Fonoaudiólogo e do Otorrinolaringologista possibilitará o diagnóstico e conduzirá a melhor forma de tratamento.

Confira o resumo das ações realizadas pelas faculdades de Fonoaudiologia em nossa Região:

UFS

O Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe, campus Prof. Antônio Garcia Filho (Lagarto), apoiou a iniciativa e executou a campanha entre os dias 31 de julho e 15 de agosto. As organizadoras da Campanha foram as docentes Carla César, Claudia Santana e Danielle Domenis. As ações incluíram a fixação de 50 cartazes, elaborados pela SBFa; aplicação de 450 autoexames por 34 discentes do respectivo curso de Fonoaudiologia – com orientações à comunidade de sete municípios do interior de Sergipe (Lagarto, Boquim, Salgado, Frei Paulo, Boquim, Itabaiana e Simão Dias). Além disso, foi elaborado o vídeo “Augusto na campanha da Respiração Oral”, veiculado no Youtube. Ao todo, foram realizados mais de 200 autoexames e contação de histórias para 403 crianças e 21 professores.

UNIPÊ e UFPB

Em João Pessoa/PB, as ações em comemoração ao Dia de Atenção à Respiração Oral foram realizadas pelos professores e alunos da UFPB e da UNIPÊ, além de fonoaudiólogos locais. Na ação, foram distribuídos panfletos educativos, esclarecimento de dúvidas e até encaminhamentos para os serviços de saúde, caso necessário. Também foram realizadas triagens em escolas e atividades para despertar o olhar para a Respiração. (clique aqui para ver as fotos da ação)

UFPE

Os estudantes do curso de Fonoaudiologia da UFPE também realizaram uma grande ação no dia 14 de agosto. Sob a supervisão dos professores Hilton Justino e Daniele Cunha, os estudantes orientaram a população quanto a importância da respiração pelo nariz. (clique aqui para ver as fotos da ação)

UNIME

A Unime, em Lauro de Freitas/BA, as alunas do curso de Fonoaudiologia Melissa Araujo e Samara Almeida, sob orientação da professora e coordenadora Camila Vila Nova, realizaram uma ação sobre Respiração Oral com a população da cidade de Simões Filho. A ação foi realizada como meio de promoção à saúde, orientando sobre a importância da respiração nasal. Outro foco da ação foram os esclarecimentos sobre as causas, consequências e tratamentos do o ronco e apneia obstrutiva do sono (AOS). Além dos esclarecimentos foi feita uma pesquisa por meio do Questionário de Berlim e da Escala de sonolência de Epworth para verificar o risco dos entrevistados de ter AOS.

« Voltar