CFFa publica nota sobre atuação da Fonoaudiologia na Reabilitação Vestibular


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) esclareceu, através de uma nota, a atuação do Fonoaudiólogo na Reabilitação Vestibular. A publicação ocorreu depois que o programa da Rede Globo, Bem Estar, do último dia 17 de setembro, mostrou a atuação da Fisioterapia no auxílio ao tratamento de labirintite na matéria “Exercícios simples podem melhorar o equilíbrio”.

O Conselho ainda destacou a importância dos meios de comunicação e a necessidade de programas de televisão informarem a população sobre temas relacionados à saúde de modo geral. Diante das inúmeras solicitações de um posicionamento, o órgão máximo da Fonoaudiologa esclareceu os seguintes pontos:

A Reabilitação Vestibular é um método de tratamento indicado para indivíduos com distúrbios do equilíbrio. Ela baseia-se em exercícios físicos específicos que visam ativar os mecanismos de plasticidade neural do Sistema Nervoso Central, buscando acelerar a compensação vestibular.

De acordo com a legislação do Conselho Federal de Fonoaudiologia tanto o diagnóstico, quanto a terapia de disfunções vestibulares, são áreas de competência do fonoaudiólogo. Dentre os documentos, destacamos: “Exercício Profissional do Fonoaudiólogo”, (2002);“Classificação Brasileira de Procedimentos em Fonoaudiologia”, (2010); e a Resolução de 2010 que “Dispõe sobre a competência técnica e legal do fonoaudiólogo para realizar avaliação vestibular e terapia fonoaudiológica em equilíbrio/reabilitação vestibular.

Entretanto, é importante ressaltar que a Reabilitação Vestibular, não é uma área de atuação exclusiva do fonoaudiólogo. Desde sua primeira descrição, em 1944 pelo médico Cawthorne, essa técnica vem sendo aplicada mundialmente por diversos profissionais, dentre eles médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.

Desde 2014 o CFFa buscou contato com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), para organização de um Grupo de Trabalho sobre Reabilitação Vestibular. O GT foi criado com especialistas de cada profissão para discussão de assuntos relacionados à atuação no Brasil. Desde então esse GT tem trabalhado, principalmente, para discutir o exercício profissional deste método, que é utilizado pelas diferentes profissões.

No Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia de 2013, a representante do CFFa nesse GT, a fonoaudióloga Renata Jacques Batista (CRFa 6 -2200) proferiu palestra com o tema: “Os dilemas da interface entre Fonoaudiologia e outras profissões – reabilitação vestibular”, em que foi ressaltada a atuação legal de ambas as profissões nessa área.

Na próxima edição do Congresso, que acontece de 08 a 11 de outubro, em Joinville – SC, outra mesa de debates volta a discutir o assunto, dessa vez com a participação do fisioterapeuta André Luis dos Santos Silva (Crefito – 2 18858 – F), representante do Coffito no GT, em que cada profissional fundamentará suas competências e habilidades gerais para atuação com Reabilitação Vestibular.

Informamos ainda que o Conselho Federal de Fonoaudiologia entrou em contato com a direção do programa Bem Estar para esclarecer as competências do Fonoaudiólogo quanto ao Zumbido, Reabilitação Vestibular, Voz, além de propor outras pautas.

CFFa

« Voltar