Divulgada programação do 7º Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

A Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira) e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) divulgaram, nesta sexta-feira (24), a programação oficial do 7º Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam, que neste ano, será realizado do Recife, capital de Pernambuco. A sétima edição do evento, promovido todos os anos em comemoração ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira (22 de outubro), será no próximo dia 31 de outubro (sexta-feira), na Universidade Católica de Pernambuco, das 8h às 18h. Ao mesmo tempo, acontecerão o II Encontro Brasileiro de Fluência e Gagueira e o V Encontro Pernambucano de Atenção à Gagueira.

Confira a programação final do evento

O VII Encontro vai discutir, entre outros assuntos, a relação gagueira e trabalho, tema do Dia Internacional de Atenção à Gagueira 2014. Na parte da manha, a fonoaudióloga da Paraíba, Débora Vasconcelos, falará sobre o impacto da gagueira no grau de escolaridade, na remuneração e na chance de desemprego. Logo em seguida, o engenheiro da Honda no Amazonas, Rodrigo Cardoso, vai falar um pouco da sua experiência profissional enquanto pessoa que gagueja.

Ainda dentro dessa temática, no período da tarde, uma mesa redonda discutirá, através dos exemplos das pessoas que convivem com a gagueira, a atividade profissional e a gagueira. O jornalista e vice-presidente da Abra Gagueira, Maurício Júnior, mediará a mesa que contará com a presença de um administrador que ministra treinamento no seu trabalho, uma professora e um auditor fiscal, todos com gagueira. “A ideia é mostrar áreas onde muitas pessoas que gaguejam acham que não podem trabalhar por termos gagueira, mas trabalhamos ainda assim. São exemplos ricos em superação”, detalhou Maurício.

Diversos outros assuntos referentes à gagueira sob um ponto de vista atualizado serão abordados. Do Rio Grande do Sul, a fonoaudióloga doutora e presidente do Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), Anelise Junqueira Bohnen, apresentará os avanços científicos nas pesquisas sobre gagueira.

Também será abordado o impacto na qualidade de vida dos frequentadores dos grupos de tratamento e, apoio para pessoas que gaguejam. Esses grupos são reuniões para pessoas que gaguejam e acontecem em diversos estados do Brasil, seja por iniciativa da Abra Gagueira e IBF, como também dos grupos de pesquisas das faculdades de Fonoaudiologia espalhados pelo Brasil. É um espaço para troca de informações sobre gagueira, tanto no que se refere a dados mais objetivos e científicos, como também e, principalmente, para a troca de experiências entre os participantes.

Ainda serão discutidos a interdisciplinaridade no tratamento da gagueira, com a presença do uma fonoaudióloga, uma psicopedagoga e uma psicanalista. Em outra palestra, a psicóloga Silvia Albuquerque abordará o medo e a aceitação da gagueira.

De São Paulo, a fonoaudióloga Sabrina Möller Martinho abordará a tecnologia no tratamento da gagueira. Na ocasião, ela apresentará o novo modelo do aparelho SpeechEasy, voltado para o tratamento de gagueira.

O encontro será todo apresentado e mediado por pessoas que gaguejam. As jornalistas Meiry Lanunce (Globo Nordeste) e Graça Araújo (Rádio e TV Jornal) receberão o prêmio Amigo da Gagueira, criado com o objetivo de agradecer as pessoas que ao longo dos anos sempre contribuíram para a divulgação da temática.

INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no site da Abra Gagueira (clique aqui). A organização do evento informa que restam poucas vagas.

Idealizado há sete anos, o Encontro é destinado a pessoas que gaguejam, seus familiares e amigos, além de fonoaudiólogos, estudantes de Fonoaudiologia, educadores e demais interessados. Antes de ser realizado no Recife, o evento já percorreu os estados do Rio de Janeiro (duas vezes), Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo.

APOIO
O VII Encontro é uma realização da Abra Gagueira e da Católica com patrocínio da Microsom, ID360 New Media, IDE Cursos, Central de Cursos de Saúde e apoio do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e Instituto Brasileiro da Fluência.

 

« Voltar