SUS ofereceu mais de 600 mil aparelhos auditivos nos últimos três anos


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Na última segunda-feira (10 de novembro), data marcada pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, o Ministério da Saúde comemorou avanços na Política de Atenção à Saúde Auditiva. De janeiro de 2012 a abril de 2014, o SUS ofertou mais de 600 mil aparelhos auditivos individuais. Além disso, o Teste da Orelhinha já tem 33% de cobertura.

A coordenadora geral da Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Vera Mendes, destaca os avanços na Triagem Neonatal Auditiva. “Estamos dobrando a cobertura a cada ano, o Ministério também tem feito junto com estados e municípios um esforço importante de transferência de recurso para que as maternidades possam adquirir esses equipamentos essenciais para se fazer a testagem. A gente já tem toda uma projeção, provavelmente, final de 2016, início de 2017, estejamos com maternidades equipadas, fluxos estabelecidos de cuidados e a gente ter uma cobertura de 100%.”

Outro destaque da Política de Atenção à Saúde Auditiva é o Sistema FM, incorporado ao SUS em 2013. Esse sistema já beneficiou cerca de seis mil e setecentas pessoas e funciona como um microfone remoto, sem fio, composto de duas partes: um transmissor, utilizado pela fonte sonora e o receptor, utilizado pela pessoa com deficiência auditiva, permitindo que ela entenda o que está sendo dito sem perder os sons do ambiente.

Essa tecnologia está ajudando alunos e professores em sala de aula, conforme explica a coordenadora geral da Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Vera Mendes.”O Sistema de Frequência Modulada é um equipamento que acoplado ao aparelho auditivo qualifica melhor a informação do conteúdo escolar que tem que ser mais refinado e etc.. Portanto, a gente equipara , a mesma condição de igualdade das crianças que estão nas nossas escolas aprenderem o seu conteúdo que aquelas que não são deficientes auditivas.”

« Voltar