Fonoaudiólogos enfrentam verdadeira maratona no Carnaval 2015


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Enquanto muitos brincaram os quatro dias da folia de Momo, alguns fonoaudiólógos enfrentaram uma verdadeira maratona durante o Carnaval deste ano. Apesar do corre corre, o prazer pela profissão superou todo o cansaço. Pela sua conta no Instagran, a fonoaudióloga Valéria Leal, que atua nesta área há 18 anos, agradeceu a sua equipe. A fonoaudióloga paulista radicada em Salvador desenvolveu um método de monitoramento vocal e controle de emergência vocal. Atualmente, conta com a ajuda das fonoaudiólogas Emile Rocha e Lilian Paternostro. “Nossa missão é dar voz, deixar expressar, fluir, permitir que pessoas sejam felizes cantando e muitas pessoas felizes ouvindo essas canções”, escreveu Valéria Leal. 

Pelo Facebook, a cantora Cláudia Leite postou um agradecimento especial para sua fonoaudióloga, Regina Granjeiro. “Sim! Eu sou muito forte, cheia de fé, mas, certamente, “abençoada” é a palavra q define minha trajetória. Sou cercada de gente que me ama e torce por um sorriso meu! Regina Grangeiro, minha fonoaudióloga, é uma das razões fortíssimas pra agradecer e me lembrar disto. Ela é a melhor do mundo, cuida da minha voz e dos meus ouvidos com todo amor! Eu te amo, Regi! Obrigada por ser tão especial! DEUS te abençoe! Ps. Acabamos de tirar esta foto, na van, a caminho do último show do carnaval, o ?#‎Carnaporto? e estamos felizes por tudo e, sobretudo, por minha voz, q, msm depois de 20h de “cantoria” e “explosões de emoção”, está no lugar! Um viva à saúde vocal e outro à essa mulher maravilhosa!” É importante lembrar, ainda, do bom trabalho desenvolvido pela fonoaudióloga Janaína Pimenta, de outra estrela do Axé, Ivete Sangalo.

Confira o depoimento de alguns desses profissionais que deram duros para que os cantores, verdadeiros atletas vocais, tivessem energia para aguentar o pique durante o Carnaval:

Emile Rocha
Dever cumprido!!!
Me sinto super feliz após 7 dias de acompanhamento desses maravilhosos atletas vocais! Sim, eles mais que cantores! São verdadeiros atletas da voz! Porque quem canta no carnaval de Salvador- mínimo de 5:30hs sem parar por mais de 5 dias – deve ser chamado assim! E acabaram bem, viu!! Se tivessem mais dias de carnaval, eles estariam firmes e fortes para cantar com a voz NO PONTO! Obrigada pela confiança Mari @mariantunesoficial, Xanddy e Alinne Rosa

Valéria Rezende
Depois da maratona de shows, trio, camarotes e tudo mais: voz preparada, cuidada, recuperada, hidratada…. ô energia retada! Me faltam palavras pra descrever o quanto tem sido maravilhoso acompanhar você @pabloavozoficial !!! Você é FONOMENAL!!!! Gratidão, admiração e enorme satisfação, “tamo junto”!!!! ?#‎orgulhodafono ?#‎PersonalFono ?#‎fonocoruja ?#‎fonocoach ?#‎fonomenal ?#‎fonoecanto

Rafaela Góes
Chegamos ao fim dessa maratona vocal com muita alegria, satisfação e sentimento de dever cumprido. Foram 10 shows em 5 dias, com 2 dias de trio + camarote. Nem consigo calcular quantas horas de voz cantada, muito menos de quantas músicas cantadas… Mas chegamos ao final com sucesso e boa voz. Parabéns @dannielvieira pela dedicação e profissionalismo. Obrigada a toda a Equipe Danniel Vieira pela recepção e cuidado. ?#‎carnaval2015 ?#‎maratonavocal ?#‎malhaçãovocal ?#‎fonoaudiologia ?#‎fono&voz

Lilian Paternostro
Sou apaixonada pela área de voz profissional, fiz especialização em voz em 2009 e terminei o mestrado em saúde do trabalhador recentemente, mas atuar com cantores no carnaval, com certeza, superou todas as minhas expectativas. Devemos ter atenção e vigilância à voz do cantor integralmente. É uma enorme responsabilidade. Ao mesmo tempo, ter o reconhecimento do cantor e da equipe, atingindo a meta de chegar ao final do percurso e dos dias de carnaval com uma boa qualidade vocal e conforto… É indescritível.

Marcus Carvalho
Seis dias de dedicação integral ao trabalho, atendendo a quatro cantores por dia nos mais diversos camarotes e trios em Salvador me deixou cansado mas absolutamente realizado. Saber que nesse período os #MalhadoresDeVoz (maneira carinhosa com a qual me refiro aos meus clientes) estavam espalhados por todo o Brasil me trouxe muita alegria. Saibam que vocês são #OrgulhoDoFono Obrigado pela confiança de sempre!!!! #FonoeCanto #MalharVOZéBom

Ivan Alexandre
Os Atletas vocais necessitam de condicionamento vocal específico para que a voz não dance durante 6 horas de percurso em cada dia da folia”

ENTREVISTA
O fonoaudiólogo Ivan Alexandre, de Salvador, também teve uma intensa jornada durante o Carnaval. De quebra, ainda participou de uma entrevista na TV Bahia, Afiliada da Rede Globo, dando dicas para não perder a voz durante o carnaval. Clique aqui para assistir a entrevista.

Em Pernambuco, a fonoaudióloga Carmem das Graças Fernandes participou do debate na Rádio Jornal sobre os cuidados com a voz e a audição após o Carnaval. A profissional foi entrevistada pela jornalista Graça Araújo, no programa Consultório de Graça.

* As imagens e depoimentos postadas nesta matéria foram retiradas do Facebook e Instagran dos fonoaudiólogos envolvidos. Caso você seja fonoaudiólogo e também tenha trabalhado durante este Carnaval envie seu depoimento com foto para imprensacrefono4@gmail.com que atualizamos esta reportagem.

« Voltar