Prefeitura de Aracaju inicia ações de combate à poluição sonora


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) continua trabalhando para coibir ações de poluição sonora e atmosférica no município de Aracaju. Na última quarta-feira (25), uma equipe do Departamento de Controle Ambiental (DCA) se deslocou ao bairro 18 do Forte e ao Jardim Centenário para averiguar denúncias protocoladas na Central de Atendimento ao Público da secretaria.

“Inicialmente, fomos a uma fábrica de pré-moldados, cuja denúncia afirmava que uma máquina emitia ruídos acima do permitido, além de particulado de cimento, mas quando chegamos ao local, a máquina não estava funcionando. Já estivemos neste local duas vezes, entretanto, não se ouviu nenhum ruído. Iremos pela terceira vez”, explica Marcelo Vilas-Bôas, analista ambiental do DCA.

A segunda vistoria efetuada foi em uma loja de venda de móveis, localizada na Avenida Maranhão. Na fábrica, foi detectado pó de serra e uso de tinta, fatores que motivaram a denúncia. O proprietário foi notificado e não possuía licença ambiental para funcionar.

“Neste caso, tivemos muita resistência por parte do proprietário, que se recusou a assinar a notificação e a colaborar com o nosso trabalho. Diante disso, tivemos que assinar a notificação como testemunhas. Ele deverá se apresentar à secretaria para se regularizar, sob pena de multa ou fechamento do empreendimento”, acrescenta Vilas-Bôas.

Ainda no 18 do Forte, a equipe do DCA cumpriu o pedido encaminhado pelo Ministério Público Estadual para vistoriar um criatório de galinhas em local irregular. Já no bairro Jardim Centenário, uma oficina de pintura de automóveis, que também não tinha licença ambiental de funcionamento, foi notificada.

Para denunciar o crime de poluição sonora, é só ligar para a Sema, utilizando os números 3225-4151 (recepção); 3225-4178 (denúncias).

« Voltar