Após negativa da SES/PE, Conselhos de Saúde estudam entrar com ação junto ao MP


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Continua indefinida a situação dos aprovados no último concurso realizado pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco (SES) realizado no último ano para diversos cargos na área de saúde, incluindo de Fonoaudiologia. Apesar de reconhecer o déficit de profissionais no dia a dia e nos plantões extras, o departamento de Recursos Humanos da SES informou que não há previsão para contratação de nenhum aprovado no certame.

Diante dessa situação, os Conselhos e Sindicatos dos profissionais de saúde de Pernambuco decidiram, em reunião realizada no início deste mês, entrar com uma ação junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Antes disso, todos os Conselhos de classe solicitaram à SES o quantitativo de profissionais efetivos e contratados e a lotação onde cada um deles se encontram.

“Vamos solicitar o quantitativo de fonoaudiólogos que estão realizando plantões extras. Nosso departamento jurídico vai analisar as questões trabalhistas de cada um desses profissionais”, explicou a fiscal do Crefono 4, Rita de Cássia. Só a partir dessas informações é que os Conselhos ingressarão com uma ação no MPPE exigindo a contratação urgente desses profissionais, baseado na escassez cada vez maior de fonoaudiólogos e demais profissionais nas Unidades de saúde do Estado.

“O Crefono 4 está acompanhando esse processo juntamente com os demais conselhos e sindicatos dos profissionais de saúde. Vamos cobrar das autoridades”, finalizou a fiscal Oilda Silva.

« Voltar