Fonoaudiologia do Brasil integra Sociedade Internacional de Disfagia


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Duas fonoaudiólogas brasileiras representam a profissão na composição da Dysphagia Research Society (DRS). A Sociedade fundada em 1992 é a referência mundial na área, e pela primeira vez duas fonoaudiólogas brasileiras integram a diretoria da entidade. Elisabete Carrara de Angelis e Weslania Viviane do Nascimento foram indicadas pelo comitê de nomeação da entidade e eleitas durante o 23º Encontro Anual de Dysphagia Research Society, que aconteceu em março de 2015, em Chicago (EUA).

A presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Bianca Queiroga considera que a eleição das duas representantes se dá em reconhecimento de suas produções científicas e trabalhos realizados na área de disfagia. “Recebemos a notícia com muita alegria e ficamos orgulhosos em saber que a Fonoaudiologia está crescendo com reconhecimento e respeito mundial”, afirma.

Já a presidente da Comissão de Saúde do CFFa, Maria Cristina Borges de Oliveira, destaca a importância dessa representatividade, pois o único membro brasileiro que já fez parte do comitê da DRS foi o médico Roberto Dantas. Pela primeira vez temos fonoaudiólogas nessa equipe, e duas profissionais muito bem
preparadas para vencer esse desafio. “Ter a Elizabete e a Viviane representando a fonoaudiologia trará avanços para disfagia tanto na área científica e acadêmica como também diretamente para a sociedade”, considera.

RECONHECIMENTO
A fonoaudióloga Elisabete Carrara foi eleita para o cargo de International Councilor, e como a própria tradução entre os idiomas já explica, uma das funções do ‘Conselheiro Internacional’ é de ser um interlocutor entre a direção e os membros associados da entidade. Em entrevista ao CFFa, Elisabete reconhece que ser a primeira fonoaudióloga a integrar a DRS é um feito importante.

A conselheira internacional conta que participa do congresso internacional desde 2006, e que a nova experiência como membro do conselho trará um grau de aprendizado muito importante. “Minha missão será de aprender mais ainda e reverter para o Brasil o conhecimento científico, educacional, organizacional e de divulgação. Vou honrar o respeito que estamos conquistando no campo da Disfagia”, declara.

Quem também começa a marcar a história internacional do Brasil no que se refere à Disfagia é a fonoaudióloga Weslania Viviane do Nascimento, selecionada em 2014 entre candidatos de todo o mundo ao cargo de Student Councilor, que dá voz aos estudantes dentro da entidade.

Esta é a primeira vez a DRS abre seleção para o Comitê Estudantil e a fonoaudióloga que frequenta o Congresso anual da entidade desde 2009 já ocupa o cargo. “Nesse período aprendemos a desenvolver ações para os estudantes compreenderem a importância do seu papel dentro da DRS, formas de organização, programação de atividades científicas e culturais voltadas para os estudantes. Há uma grande valorização e preocupação com os estudantes dentro da DRS. É uma honra fazer parte deste Comitê, e tem sido uma experiência engrandecedora”, explica.

« Voltar