CFFa inicia consulta pública para definir parâmetros assistenciais na área


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Você já se perguntou sobre quantos e quais procedimentos fonoaudiólogos podem realizar em um turno de trabalho? Quantos pacientes diários podem ser atendidos? Com o objetivo de sanar essas dúvidas, o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) abriu, nesta semana, Consulta Pública para definir os parâmetros assistenciais em Fonoaudiologia.

Para facilitar o seu entendimento, foi disponibilizado um documento base que pode ser baixado clicando aqui. Todas as contribuições devem ser enviadas até o dia 15 de julho para o email consultapublica@fonoaudiologia.org.br. Sua participação é imprescindível nesse processo. Todas as contribuições só serão recebidas via email. As sugestões de texto e gráficos devem constar no corpo do email com identificação do número da página, do gráfico e número da página.

“Recebemos diariamente demandas de fonoaudiólogos sobre quantos pacientes diários podem ser atendidos, quais procedimentos fonoaudiólogos podemos realizar em um turno de trabalho, entre muitas outras dúvidas. Daí, a importância dessa Consulta Pública, que tem como intenção nortear a organização dos serviços de modo a compatibilizar padrões considerados pela classe fonoaudiológica como os mais adequados”, explicou a conselheira secretária do CREFONO 4, Mércia Quintino.

DOCUMENTO
O documento disponibilizado é um esboço do que se pretende criar, contendo valores estipulados como adequados à realização de todos os procedimentos fonoaudiológicos, em número de pacientes possíveis de ser atendido por um período de seis horas, ou em tempo necessário para a realização de cada procedimento, também considerando um período de seis horas. Nesse processo, foram considerados os dias uteis semanais e a carga horaria semanal de 30 horas.

Os parâmetros assistenciais em Fonoaudiologia foram estabelecidos nos âmbitos hospitalar (local de internação institucionalizada), ambulatorial (local onde a assistência fonoaudiológica é prestada fora do âmbito hospitalar), domiciliar (local de residência do cliente, onde a assistência fonoaudiológica será prestada) e instituições de longa permanência (local de acolhimento em regime integral). Quando necessário, foi considerada a faixa etária (Neonatal, Infantil, Adulto, Idoso), visto que a duração do atendimento pode ser diferenciada de acordo com a idade do cliente.

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