CFFa realiza Fórum de Calibração de Equipamentos


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) realizou, no último dia 18 de junho, em São Paulo (SP), o Fórum de Calibração de Equipamentos, que também contou com a presença dos Conselhos Regionais e de representantes da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), do Inmetro e de Laboratórios de Calibração. O objetivo do encontro foi dar início as discussões sovbre os avanços necessários à Audiologia. O CREFONO 4 foi representado pela conselheira Glória Canto.

A primeira palestra do dia levantou várias questões para o debate. Com o tema ‘Normas de Padronização Internacional e Nacional para Calibração de Equipamentos – quais normas devem ser cumpridas?’, o diretor do Laboratório de Eletroacústica da Divisão de Acústica e Vibração do Inmetro, Zemar M. F. Soares falou sobre as especificidades da calibração, mais especificamente para audiômetros.

A segunda palestra foi com o engenheiro José Enrique Bondarenco Zajarkievaiech, da empresa Total Safety Ltda, empresa acreditada pela Rede Brasileira de Calibração (RBC). José Enrique falou sobre como são realizados os procedimentos de Calibração de Equipamentos, de acordo com o é estabelecido pelo Ministério do Trabalho por meio da Norma Regulamentadora – NR7, e pelo que dispõe a Resolução CFFa nº 365/2009 sobre a calibração de audiômetros.

A última palestra do evento foi com o técnico em eletrônica e representante da Acústica Orlandi, José Aparecido Orlandi. Ele descreveu os problemas encontrados em relação às normas de calibração. Segundo o técnico, a legislação vigente precisa de revisão que leve em consideração a realidade em que a calibração dos equipamentos é realizada.

Em todas as apresentações os participantes esclareceram suas dúvidas diretamente com o palestrante e socializaram as dificuldades encontradas pelos fonoaudiólogos e também pelas empresas de calibração. Para a conselheira Márcia Teles as divergências que aconteceram durante as palestras são naturais e reforçam a importância do tema.

O conteúdo das palestras e os questionamentos levantados continuam na pauta da Comissão de Audiologia que vai discutir os próximos passos do debate sobre a Calibração de Equipamentos.

« Voltar