Estudantes de Fonoaudiologia lançam livro sobre gagueira


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Um grupo de estudantes do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) publicou, recentemente, um livro que aborda a gagueira sob diversas linhas. “O Olhar do Fonoaudiólogo: Gagueira”, organizado pelos estudantes de Fonoaudiologia Thiago Gonçalves de Jesus e Gladson de Oliveira Santos, reúne TCCs na área de fluência da UFS desde 2009.

Idealizador do projeto, Thiago Gonçalves de Jesus explica o porquê decidiu publicar esses estudos. “Percebemos que diversas pesquisas sobre gagueira eram realizadas, mas ficavam apenas na academia. A nossa intenção foi resgatar todos esses estudos publicados em nossa instituição de ensino e publicar”, contou.

Prestes a se tornar fonoaudiólogo, Thiago Gonçalves de Jesus não esconde de ninguém que tem gagueira. “Outro objetivo da publicação é tornar esse assunto cada vez mais discutido entre as pessoas que gaguejam e a população de um modo geral”, complementou.

Os trabalhos apresentados nesta edição têm a supervisão da professora doutora Susana de Carvalho  e abordam a gagueira, sua relação com os estereótipos, com o bullying, o temor da exposição em público, práticas curativas da gagueira e especificidade da musculatura facial dos adultos gagos.

A obra custa a partir de R$ 33,00 e pode ser adquirido na livraria Perse (http://goo.gl/0PKeSg) e na Clube dos Autores (http://goo.gl/pTh6cv). O lançamento oficial será no Dia Internacional de Atenção à Gagueira, 22 de outubro, na UFS.

CAPÍTULOS E AUTORES

1 – Estratégias de reparação na fala de adultos que gaguejam, Susana de Carvalho

2 – Gagueira e a ameaça dos estereótipos, Thiago Gonçalves de Jesus/ Gladson de Oliveira Santos/ Susana de Carvalho

3 – O medo de falar ao público em indivíduos que gaguejam, Ivna Liziane Santos de Oliveira/ Elaine Aparecida Pereira Nunes dos Santos/ Susana de Carvalho

4 – Relações e implicações do bullying na gagueira, Cláudia Santana Santos/ Susana de Carvalho

5 – Fé e espirito: um caminho para alcançarmos a cura da gagueira, Darina Mirella Santos Guimarães/ Susana de Carvalho

6 – Eletromiografia dos músculos faciais de adultos que gaguejam, Tarcya Sibele Bastos Santos/ Susana de Carvalho

« Voltar