CFFa publica nota alertando sobre uso de aplicativos fonoaudiológicos


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Após denúncia oriunda da Fan Page do Crefono 4 no Facebook sobre a disponibilização de um aplicativo que realiza “Teste de Audição”, o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) publicou nota sobre o caso. O documento, alerta para o fato de que nenhum teste feito por dispositivo móvel substitui o exame audiológico realizado com equipamentos de qualidade, feitos por profissional competente e em local adequado que obedeça a todas as normas nacionais e internacionais.

O aplicativo em questão, disponível para smartphones com sistema operacional Android, já conta com mais de 100 mil downloads e, segundo informação na sua página principal, realiza teste audiometria tonal.

Apesar de não ter ordenamento jurídico que proíba ou tire do mercado e de circulação tais aplicativos, o Conselho Federal de Fonoaudiologia esclarece à população que o resultado do exame só tem fidedignidade se feita por profissional habilitado, em local adequado e com equipamento específico para essa finalidade.

“Alertamos para a possibilidade de ineficácia dos resultados dessas tecnologias, pois inúmeras variáveis interferem na realização de uma avaliação auditiva feita com seriedade por profissionais habilitados. O nível de ruído no local, as especificações do som que será emitido para testagem, a qualidade do equipamento a ser utilizado são apenas alguns dos fatores que interferem no resultado final do exame”, diz, um dos trechos da Nota Oficial.

LEIA ÍNTEGRA DA NOTA DO CFFa

Orientação sobre aplicativos para celular denominados ‘Teste de Audição’

A tecnologia trabalha em favor da ciência e, como resultado, muitos equipamentos e dispositivos vêm sendo criados para auxiliar as pessoas no cuidado com sua saúde.  É inegável a presença de novas tecnologias nas tarefas diárias pessoais e profissionais, em muitos casos agregando conhecimento, eficiência e precisão. Entretanto, em muitos casos o conhecimento e habilidades humanas são insubstituíveis.

Nesse sentido, vimos a público esclarecer que existem no mercado de dispositivos móveis vários aplicativos denominados ‘teste de audição’, que podem ser baixados para uso em smartphones, tablets de todas as plataformas móveis. Esses testes prometem medir a audição do usuário e detectar possíveis problemas auditivos.

No entanto, alertamos para a possibilidade de ineficácia dos resultados dessas tecnologias, pois inúmeras variáveis interferem na realização de uma avaliação auditiva feita com seriedade por profissionais habilitados. O nível de ruído no local, as especificações do som que será emitido para testagem, a qualidade do equipamento a ser utilizado são apenas alguns dos fatores que interferem no resultado final do exame.

Desta forma, a fidedignidade do resultado poderá ser comprometida. Sendo assim, o Conselho Federal de Fonoaudiologia alerta a população para o fato de que nenhum teste feito por dispositivo móvel substitui o exame audiológico realizado com equipamentos de qualidade, feitos por profissional competente e em local adequado que obedeça todas as normas nacionais e internacionais.

Brasília, 28 de agosto de 2015

Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia

 

« Voltar