Conselho Federal de Fonoaudiologia publica parecer sobre Teste da Linguinha


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) publicou parecer sobre a realização da avaliação do frênulo da língua, popularmente conhecida como Teste da Linguinha. De acordo com o parecer, o fonoaudiólogo tem competência para realizar avaliação do frênulo da língua, podendo atualizar-se científica e tecnicamente atendendo aos preceitos éticos da Fonoaudiologia.

O parecer do CFFa destaca, ainda, que todo hospital e maternidade devem oferecer esta avaliação a avaliação de frênulo da língua aos recém-nascidos em suas dependências. No entanto, também poderá ser realizada em consultório, clínica ou outras instituições de saúde. “O fonoaudiólogo que atua em hospital ou maternidade que não está realizando esta avaliação deve informar ao gestor a necessidade de implantação do procedimento”, destaca um dos pontos do parecer.

Durante a avaliação do frênulo da língua em bebês, quando se observa o processo da amamentação, é essencial considerar os vários fatores que o influenciam, tais como: emocionais; aspectos morfológicos, funcionais e neurológicos das estruturas desenvolvidas, entre outros. O resultado desta avaliação deve ser registrado em prontuário e na caderneta de saúde da criança.

No momento, destaca o parecer, não há um código específico, para este procedimento, que possa ser utilizado nas redes de saúde pública e privada. Orienta-se o uso do código relativo à avaliação miofuncional do sistema estomatognático ou avaliação fonoaudiológica.

Clique aqui e leia íntegra do Parecer 

« Voltar