Conselho de Fonoaudiologia comemora Dia de Atenção à Disfagia


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, realiza, neste domingo (20), a campanha de Atenção à Disfagia. O objetivo da campanha é alertar a população sobre os possíveis riscos à saúde das pessoas com disfagia.

Clique aqui e baixe o folder da campanha

O Conselho de Fonoaudiologia reforça a importância de difundir a especialidade, e consequentemente, conscientizar a população do trabalho do fonoaudiólogo no diagnóstico, orientação, e reabilitação da Disfagia. “É preciso que todos se informem sobre os fatores de risco e sintomas, pois a disfagia, pode acontecer todos os ciclos de vida e até levar a morte”, alerta a conselheira do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Maria Cristina Borges de Oliveira.

SAIBA MAIS

Disfagia é uma alteração da deglutição que pode correr do recém-nascido ao idoso

Sintomas: tosse frequente durante ou após comer e beber, engasgos, sensação de alimento parado na garganta, dificuldade ou lentidão durante a alimentação.

A disfagia pode levar a: desnutrição, desidratação, pneumonia aspirativa, morte.

Fatores de risco: prematuridade, doenças neurológicas, traumas da face, câncer de cabeça e pescoço, envelhecimento entre outros.

O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para fazer o diagnóstico, orientar e reabilitar os distúrbios da deglutição.

O dia 20 de março começou a ser marcado como Dia de Atenção a Disfagia em razão da publicação da Resolução CFFa nº383 de 20 de março de 2010, que dispõe sobre as atribuições e competências relativas à especialidade em Disfagia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Para acessar a resolução na íntegra clique aqui.

As alterações da deglutição são diagnosticadas e tratadas conjuntamente por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas,  fundamentalmente, fonoaudiólogos, que são os profissionais aptos ao trabalho específico da função.

Atenção: A Disfagia não é uma doença, mas um sintoma de que alguma alteração pode estar ocorrendo, sendo imprescindível a orientação e tratamento adequados, pois provocar isolamento social, e consequências tais como: desidratação, desnutrição e pneumonia, podendo chegar ao óbito.

A atenção e o auxílio a pessoas com dificuldades em engolir são importantes para diminuir as complicações provocadas pela Disfagia. Ao sinal de qualquer alteração, procure um Fonoaudiólogo!

« Voltar